Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Choque de trens deixa mais de 200 pessoas feridas no Rio
Um trem que seguia da Central do Brasil para Japeri bateu em outra composi��o que se encontrava na esta��o Juscelino.
Choque de trens deixa mais de 200 pessoas feridas no Rio
Foto: noticias.terra.com

Um choque entre dois trens na Esta��o Presidente Juscelino, ocorrido em hor�rio de pico por volta das 20h30 desta segunda-feira, deixou mais de 200 pessoas feridas e interrompeu por v�rias horas o ramal de Japeri, na Baixada Fluminense.

Segundo Carlos Os�rio, secret�rio de Transportes do estado do Rio de Janeiro, um trem parado na esta��o de Mesquita foi atingido por tr�s por outra composi��o que circulava no mesmo sentido, da Central para Japeri. Carlos Os�rio revelou que os feridos foram levados a hospitais da regi�o e confirmou que n�o h� casos graves.

Segundo Daniel �vila, um dos passageiros, o trem "ia a uns 20 quil�metros por hora" quando bateu. "Ainda bem que ia devagar, sen�o morria todo mundo". H�lcio Ramalho, outro passageiro, revelou que "as pessoas ficaram muito nervosas e queriam sair, pularam (...). Vi uma pessoa no ch�o gemendo de dor".

Houve muita confus�o no momento do choque. Algumas pessoas ficaram presas em parte dos destro�os e os feridos foram socorridos por bombeiros de v�rios quart�is da regi�o, que os levaram para o Hospital da Posse, em Nova Igua�u, Get�lio Vargas, na Penha, e o Albert schweitzer, em Realengo, tamb�m na Baixada Fluminense.

O secret�rio de Transportes admitiu que "sem d�vida houve uma falha grave", o que motivar� uma investiga��o rigorosa por parte da ag�ncia reguladora, al�m da Supervia. "Nossa prioridade � averiguar rigorosamente as causas do acidente, identificar os problemas e encontrar os respons�veis".

Uma "pe�a-chave" para entender o que ocorreu ser� o maquinista, que saiu ileso do acidente e j� foi ouvido pelas autoridades. Carlos Os�rio afirmou que trem que bateu estava reformado e com a manuten��o em dia, mas segundo passageiros, a composi��o j� apresentava problemas, como lentid�o e repetidas paradas.
Apenas no Hospital da Posse foram atendidas 158 pessoas, das quais sete continuam internados, com estado de sa�de est�vel, de acordo com a unidade.

Tamb�m foram socorridas 71 pessoas em unidades estaduais de sa�de, como os hospitais Getulio Vargas, Albert Schweitzer e unidades de pronto-atendimento. Segundo a Secretaria Estadual de Sa�de, elas j� foram medicadas e liberadas.

Por enquanto, n�o � poss�vel dizer o n�mero exato de feridos: n�o se sabe se algum paciente foi atendido em unidade estadual e depois procurou atendimento no Hospital da Posse. Assim como h� pessoas que foram inicialmente para casa e s� buscaram atendimento no Hospital da Posse na manh� de hoje.


Linha interditada parcialmente
Na manh� desta ter�a-feira, a circula��o no ramal ocorria de forma parcial, em apenas um dos trilhos, o que faz com que os trens que partem da Central do Brasil tenham que aguardar autoriza��o para prosseguir viagem entre as esta��es de Edson Passos e Presidente Juscelino, em Mesquita, onde houve o acidente. A prioridade � para os trens que seguem em dire��o ao centro da cidade, em raz�o do maior volume de tr�fego devido ao hor�rio de pico, quando milhares de pessoas est�o indo para o trabalho.
O secret�rio estadual de Transportes, Carlos Os�rio, esteve no local do acidente durante boa parte da madrugada. T�cnicos da Supervia e da Ag�ncia Reguladora de Servi�os P�blicos de Transporte (Agetransp) continuam no local trabalhando para liberar totalmente o ramal e para apurar as causas do acidente, que s� n�o foi mais grave porque chovia no momento e os trens trafegavam em velocidade reduzida. Ainda n�o h� informa��es sobre as causas do acidente. A Agetransp abriu investiga��o.

Em nota, a SuperVia informa que "um trem que seguia da Central do Brasil para Japeri abalroou outra composi��o que se encontrava na Esta��o Juscelino. O Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Pol�cia Ferrovi�ria foram imediatamente acionados para prestar o atendimento necess�rio".

Ainda segundo a Supervia, o primeiro trem foi retirado do local durante a madrugada, mas a segunda locomotiva s� foi "encarrilhada" por volta das 5h20, antes de ser levada para a oficina.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir