Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Mais de 1,8 mil turistas ficam sem poder sair de navio
Manifesta��o de pescadores impede tr�nsito de navios em Porto de Itaja�. Alf�ndega n�o permite que os passageiros saiam, pois j� foi feito embarque.
Mais de 1,8 mil turistas ficam sem poder sair de navio
Foto: g1.globo.com

Mais de 1,8 mil turistas e cerca de 600 tripulantes est�o sem poder sair do navio transatl�ntico Empress, operado pela Pullmantur, devido a um protesto de pescadores no Complexo Portu�rio de Itaja�, que ocorre desde segunda-feira (5). A sa�da dos passageiros n�o � permitida pela alf�ndega, pois eles j� fizeram o embarque.

O cruzeiro deveria deixar Santa Catarina na tarde de segunda-feira (5) em dire��o ao Uruguai, mas permanece no rio Itaja�-A�u at� o in�cio da tarde desta ter�a (6). Ele est� impedido de navegar porque diversos barcos de pesca foram posicionados para formar uma barreira, bloqueando o fluxo dos navios.

Segundo o Sindicato dos Armadores e Ind�stria da Pesca (Sindipi), quase 200 barcos estavam no rio at� a manh� desta ter�a. Os pescadores querem a revoga��o da portaria n�mero 445 de 17 de dezembro de 2014, do governo federal, relacionada � proibi��o da pesca de esp�cies em extin��o. Entre eles, est�o peixes como garoupa, namorado, ca��es, emplasto e arraias.

Desde o fim da tarde de segunda, os turistas n�o podem mais descer do transatl�ntico. O navio Empress, que tem capacidade total de 1877 passageiros e 645 tripulantes, est� preparado para seguir viagem a qualquer momento. Por�m, n�o se sabe quando o canal do Complexo Portu�rio ser� liberado. O navio saiu de Santos no dia 29 de dezembro. O pr�ximo destino do cruzeiro seria Montevid�u, no Uruguai.

A Pullmantur afirma que ficou toda a madrugada no p�er tentando resolver o problema. Nenhum funcion�rio foi autorizado a dar entrevista � equipe da RBS TV, contudo foi informado que h� turistas querendo desistir do cruzeiro, desembarcar do navio e ir embora de avi�o, por exemplo. Confome a superintend�ncia do Porto de Itaja�, a maioria dos passageiros � de Santa Catarina e S�o Paulo.

Em nota, a Pullmantur afirmou que "a empresa est� prestando todo o atendimento necess�rio aos passageiros, prezando primeiramente pela seguran�a de todos que est�o a bordo, e reavaliar� o itiner�rio inicialmente proposto assim que tiver um posicionamento oficial quanto ao hor�rio de libera��o do navio". A operadora tamb�m afirma que "como o navio estava pronto para seguir viagem pela Bacia do Prata est� bem abastecido". O navio tem 211 metros de comprimento e 31 de largura.

De acordo com a Capitania dos Portos, uma empresa especializada foi chamada nesta ter�a-feira para captar esgoto da embarca��o, que deve ser jogado no mar, j� que n�o pode ser despejado no rio.

Situa��o atual

Em assembleia dos pescadores, com in�cio perto de 8h desta ter�a, os profissionais decidiram permanecer no rio e s� sair caso haja revoga��o da portaria, informou a assessoria do Sindipi. A Capitania dos Portos aguarda os pescadores na delegacia de Itaja� para uma reuni�o entre as entidades, o secret�rio de Seguran�a P�blica de Itaja� e
um representante da Pol�cia Militar.

Come�ou as 13h50, na delegacia da Capitania dos Portos de Itaja�, uma reuni�o de autoridades da cidade - pol�cias Civil, Militar e Federal, al�m da Superintend�ncia do Complexo Portu�rio, para montar uma estrat�gia de retirada dos barcos. De acordo com a Capitania, eles v�o pensar uma forma de fazer cumprir a determina��o judicial de retirada dos barcos. Na liminar expedida na segunda-feira, a Justi�a dava aval a autoridade mar�tima para usar de todos os recursos para o desbloqueio do Rio Itaja�-A�u.

A Capitania dos Portos informou que um navio mercante tamb�m continua sem poder sair do Complexo Portu�rio. Outras tr�s embarca��es comerciais deveriam ter atracado desde o come�o do protesto. A chegada de outros dois navios est� prevista para quarta (7).
Na manh� desta ter�a, a Capitania dos Portos realiza patrulhamento ostensivo com lanchas no intuito de notificar os barcos que continuam no rio, explicou a a assessora de Comunica��o Social da entidade, tenente Luana Vicente dos Santos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir