Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Padilha diz que governo fará novas concessões de aeroportos
Licitações deverão ter novo modelo, segundo ministro recém-empossado. Próximos concessionários podem ter que gerir terminais menos lucrativos.
Padilha diz que governo fará novas concessões de aeroportos
Foto: g1.globo.com

O novo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, tomou posse nesta terça-feira (6) e afirmou que o governo vai dar prosseguimento ao programa de concessão de aeroportos públicos. Ainda segundo o ministro, deve ser aplicado a partir de agora um novo modelo de licitação em que os grupos vencedores administrem também aeroportos menos lucrativos.

"O programa de concessões vai prosseguir? Sim. Com que velocidade e a partir de quando, isso ainda é uma discussão interna do governo", disse Padilha a jornalistas.

"Nós primeiro definiremos quais aeroportos ou qual cesta de aeroportos vamos colocar [em leilão]. E de agora em diante, vamos trabalhar com uma compensação de aeroportos não tão lucrativos com outros que são mais lucrativos", completou o novo ministro, que assume o cargo no lugar de Moreira Franco. Ambos são do PMDB.

O programa de concessão de aeroportos federais teve início em 2011, durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, foi o primeiro. Em fevereiro de 2012, o governo entregou à iniciativa privada outros três: Guarulhos e Campinas, em São Paulo, e Brasília. Já em 2013 foram leiloados Galeão, no Rio, e Confins, em Minas Gerais.
Padilha afirmou que, seguindo orientação da presidente Dilma, sua prioridade será dar prosseguimento ao programa de investimento em aeroportos regionais. Ele afirmou que está mantida a previsão de investimento na melhoria e ampliação de 270 aeroportos de médio e pequeno porte.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir