Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Valorização no preço dos imóveis cai pela metade em 2014
Imóveis em Goiânia: Cidade registrou maior alta de preços de unidades em 2014, segundo o índice FipeZap.
Valorização no preço dos imóveis cai pela metade em 2014
Foto: exame.abril.com

Em 2014, a valorização dos imóveis caiu praticamente pela metade no Brasil. Enquanto em 2013 o preço médio do metro quadrado no país subiu 13,74%, no ano passado o aumento foi de apenas 6,7%.

As informações são do índice FipeZap, que acompanha o comportamento do mercado imobiliário de 20 cidades brasileiras.

A alta registrada no ano passado fica apenas um pouco acima da inflação esperada para 2014, de 6,4% - projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Boletim Focus do Banco Central.

A alta de 6,7% em 2014 é a menor valorização anual desde o início da série histórica do índice FipeZap ampliado, que começou em julho de 2012. Antes desse período, o indicador acompanhava as variações de preços dos imóveis em apenas sete cidades do país.

Em dezembro, o preço médio dos imóveis no Brasil registrou alta de 0,33%, a menor valorização mensal desde o início da séria histórica do índice ampliado do FipeZap.

Maioria das cidades registrou aumento real no ano

Os preços dos imóveis encerraram 2014 com alta acima da inflação estimada para o ano em 13 cidades que fazem parte do Índice FipeZap.

Com aumento superior à inflação estimada para o período, é possível dizer que em Goiânia, Vitória, Campinas, Niteroi, Vila Velha, Belo Horizonte, Fortaleza, São Bernardo do Campo, Santo André, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife os imóveis registraram aumento real de preço.

O custo das unidades em São Paulo aumentou 7,33% e 7,55% no Rio de Janeiro. Foram as menores valorizações anuais registradas em ambas as cidades desde janeiro de 2009, início da série histórica anual dos dois municípios.

No ano passado, Goiânia foi a cidade que registrou a maior valorização dentre as 20 cidades acompanhadas pelo índice, com alta de 12,72%.

Em seguida, o maior aumento no preço do metro quadrado foi registrado em Vitória, com valorização de 11,79%, e Campinas (interior de São Paulo), onde os preços subiram 10,68%.

Por outro lado, em dezembro, 16 cidades registraram aumento de preço abaixo da inflação esperada para o mês, de 0,75%. ou seja, tiveram queda real no preço dos imóveis.

Fonte: exame.abril.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir