Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Em protesto, pescadores cercam transatlântico em Itajaí
Desde ontem, um transatlântico da Pullmantur com mais de 1,8 mil passageiros está impedido de sair do Complexo Portuário de Itajaí-Açu (SC) devido a um protesto de pescadores no local. O bloqueio terminou por volta das 16h do dia 6 de janeiro depois que o
Em protesto, pescadores cercam transatlântico em Itajaí
Foto: exame.abril.com.br

Os pescadores reivindicam a revogação da portaria número 445 de 17 de dezembro de 2014, do governo federal, que proíbe a pesca de 90 espécies em extinção. Segundo as entidades que organizam o protesto, as restrições representam 35% da produção pesqueira do Brasil.

O Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca (Sindipi), um dos responsáveis pela manifestação, afirma que 232 barcos fazem o bloqueio do rio Itajaí-Açu. Em comunicado divulgado no último domingo, o Sindipi afirmou que o protesto não teria dia para terminar.

Uma liminar da Justiça de Santa Catarina, expedida ontem, determina que as embarcações liberem o canal. A pena para o descumprimento da liminar é de R$ 50 mil por embarcação, segundo informações da Superintendência do Porto de Itajaí.

O navio que está preso tem capacidade para 1.877 passageiros e 645 tripulantes. De acordo com o Porto de Itajaí, mais de 1,8 mil passageiros e 450 tripulantes estão no local.

Além do cruzeiro da Pullmantur, um navio de carga está preso no porto e outras seis operações foram canceladas.

Veja um transatlântico modelo Express, semelhante ao que está preso em Itajaí.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir