Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2015

Parecia filme de terror, diz homem sobre acidente com ônibus
Acidente deixou seis mortos e 34 feridos na tarde desta terça-feira (6). Coletivo tombou após curva no km 19 da ERS-030, diz CRBM.
Parecia filme de terror, diz homem sobre acidente com ônibus
Foto: g1.globo.com

O acidente que deixou seis mortos e 34 feridos nesta terça-feira (6) é definido como um "filme de terror" pelas pessoas que presenciaram e auxiliaram no resgate. O ônibus que levava passageiros de Porto Alegre a Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, teve sua viagem interrompida no km 19 da ERS-030, em Glorinha, na Região Metropolitana. Cinco pessoas morreram no local, e uma não resistiu a caminho do hospital.

"Todo mundo estava gritando apavorado na hora do acidente. Parecia filme de terror. Eu ajudei a botar o pessoal na ambulância. Havia braços de pessoas pelo chão", lembra com tristeza o vendedor Roberto Souza de Medeiros, 42 anos. Perto do local no momento do acidente, ele ajudou no resgate.

O tombamento ocorreu por volta das 14h15, após o veículo se perder em uma curva. Quinze pessoas foram levadas ao Hospital Dom João Becker, em Gravataí. Dessas, pelo menos seis pessoas passaram por cirurgia. Um passageiro do ônibus foi transferido em estado gravíssimo para o HPS de Porto Alegre, onde também passará por uma operação.

O motorista Fábio Rodrigo, de 32 anos, também parou para ajudar. Segundo ele, os passageiros tentavam sair de todas as maneiras de dentro do veículo. "Queria só ajudar. Era uma situação de guerra. Nunca tinha visto isso. Havia pessoas agonizando, e braços pelo chão", conta.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) diz que as causas do acidente ainda não foram esclarecidas. Conforme informações preliminares, o motorista teria perdido o controle do veículo e não há indícios de falha mecânica. O motorista sofreu apenas ferimentos leves e foi levado para prestar depoimento na delegacia.

O socorrista da General Motors de Gravataí Thiago Maciel, de 25 anos, diz que os acidentes com morte são comuns na região. "No final do ano, morre muito motociclista.

As curvas são fortes e há muito buracos. Há quatro anos que moro aqui e já vi oito acidentes graves. Uma vez vi uma Kombi bater e deixar muitos mortos", conta o jovem.
O ônibus pertence à empresa Unesul, que informou estar prestando a assistência necessária aos passageiros. Entretanto, como o ônibus fazia paradas, não há informações sobre o número exato de pessoas no veículo.

O veículo fazia a linha Porto Alegre - Tramandaí. Ele deveria chegar à cidade do Litoral Norte às 15h30.

Motorista estava em alta velocidade, dizem passageiros
Passageiros do ônibus que tombou relataram que o motorista transitava em alta velocidade. Conforme o relato de passageiros que sofreram ferimentos leves e foram atendidos no local, o ônibus chegava a "ficar inclinado" nas curvas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir