Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-01-2015

Grupo de esquerda turco assume autoria de atentado
O grupo de extrema-esquerda turco DHKP-C assumiu a responsabilidade por um ataque suicida em uma delegacia no bairro hist�rico de Sultanahmet, em Istambul, na ter�a-feira, no qual um policial foi morto e outro ficou ferido.
Grupo de esquerda turco assume autoria de atentado
Foto: br.reuters.com

Uma mulher-bomba entrou na delegacia dizendo, em ingl�s, que havia perdido sua bolsa e logo se explodiu no edif�cio de tr�s andares, em frente � pra�a do museu Aya Sofya e da Mesquita Azul, que est�o entre os principais locais de visita de milh�es de turistas em Istambul todos os anos.

Em um comunicado publicado no site "O Grito do Povo", horas ap�s o ataque, o grupo disse que se tratou de um atentado contra o governista Partido AK pelo assassinato de Berkin Elvan, de 15 anos, que morreu em mar�o do ano passado, depois de nove meses em coma por causa de um ferimento na cabe�a sofrido na repress�o a um protesto antigoverno.

"� o mesmo Estado que disparou contra Berkin Elvan e que protege os ministros ladr�es", disse o comunicado, em uma aparente refer�ncia a uma decis�o de uma comiss�o parlamentar, na segunda-feira, de n�o encaminhar quatro ex-ministros para um tribunal superior para responder a acusa��es de corrup��o.

A comiss�o, dominada por membros do Partido AK, votou na segunda-feira pelo n�o envio dos quatro ex-ministros para o julgamento, uma decis�o que a oposi��o denunciou como um encobrimento de um dos maiores esc�ndalos de corrup��o de todos os tempos da Turquia.

O DHKP-C (Partido Revolucion�rio Popular de Liberta��o) tamb�m assumiu a responsabilidade por um ataque com granadas contra a pol�cia perto do gabinete do primeiro-ministro turco em Istambul, na semana passada.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir