Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-01-2015

Bovespa vira e passa a operar em baixa após governo limitar
Investidores repercutem anúncio de limitação de gastos pelo governo.
Bovespa vira e passa a operar em baixa após governo limitar
Foto: tribunahoje

Após abrir o pregão em alta, a Bovespa virou e passou a operar em baixa nesta quinta-feira (8), com investidores repercutindo anúncio de limitação de gastos pelo governo.
O setor de siderurgia, que vinha aparecendo nos destaques de alta nos últimos dias, puxava a virada, enquanto Petrobras sustentava ganhos, na cola da cotação do petróleo, e o setor de educação recuperava-se de perdas recentes.

Às 12h30, o Ibovespa recuava 0,10%, a 49.412 pontos.
No mesmo horário, as ações da Petrobras operavam em alta de mais de 4%. No entanto, a maior parte das ações caíam, com destaque para a Eletrobras, Usiminas, Fibria e Gerdau.
A Eletrobras recuava, após a companhia informar na véspera que não participará do leilão de transmissão de energia marcado para sexta-feira, o primeiro do ano.
Os papéis da mineradora Vale também trabalhavam no vermelho, em sessão de perdas do preço do minério de ferro na China.
Na véspera, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subiu 3,05%, aos 49.462 pontos.

Cenário doméstico e externo

Nesta quinta, o governo federal divulgou decreto limitando os gastos não obrigatórios por mês em 1/18 por mês do valor no projeto de lei orçamentária, medida que gerará economia adicional de R$ 1,9 bilhão mensais.

"Acreditamos que a medida é positiva, porém anúncios de aumentos de impostos e mais cortes de gastos são necessários para que a meta de superávit primário seja factível", escreveu a corretora Brasil Plural, em nota a clientes.

No exterior, o petróleo experimentava nova trégua e corroborava ganhos na Ásia e Europa, assim como dos futuros acionários norte-americanos, após a ata da última reunião do Federal Reserve sugerir que o banco central dos EUA não está com pressa para começar a elevar os juros.

O mercado externo também está na expectativa de novos estímulos por parte do Banco Central Europeu, em meio à debilidade da economia da zona do euro.

Fonte: tribunahoje
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir