Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2015

Novo antibiótico seria capaz de combater bactérias mais resi
Cientistas americanos descobriram novos compostos. Um deles é capaz de matar germes nocivos que causam doenças, como a tuberculose.
Novo antibiótico seria capaz de combater bactérias mais resi
Foto: g1.globo.com

Cientistas americanos anunciaram que encontraram um novo antibiótico com capacidade para combater superbactérias. A última descoberta de um grupo de antibióticos foi há 27 anos. E durante esse tempo, muitas bactérias sofreram mutações que as deixaram mais resistentes para vários remédios.

Cada punhado de terra contém bilhões de micróbios, bactérias invisíveis a olho nu. E 99% dessas bactérias não podem ser cultivadas em laboratório. Mas os cientistas da Universidade Northeastern, de Boston, inventaram um método para cultivá-las no próprio solo. E assim descobriram compostos que pelos métodos tradicionais não poderiam ser encontrados.
Um deles, apresentado na edição desta quinta-feira (8) da revista científica Nature, é o antibiótico teixobactina, capaz de matar germes nocivos que causam doenças, como a tuberculose. Em testes feitos em camundongos, o novo antibiótico destruiu esses germes e também as chamadas superbactérias, resistentes aos antibióticos atuais.
Uma das principais vantagens da teixobactina é que, segundo os cientistas, ela dificulta muito o desenvolvimento das bactérias resistentes. Esse novo antibiótico, eles dizem, tem o potencial de ter uma vida útil muito longa, de mais de 30 anos.
"O mais surpreendente", diz o doutor Lewis, responsável pela pesquisa, "É que não encontramos nenhuma resistência das bactérias ao novo antibiótico".
Ainda vai levar pelo menos cinco anos até que os testes com humanos sejam feitos e o antibiótico possa ser aprovado para uso. Mas a descoberta abre caminho para vencer a resistência bacteriana, um dos maiores obstáculos ao avanço da medicina.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir