Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2015

Michel Houllebecq suspende a promoção do novo livro após
Segundo o seu editor, o escritor, "profundamente chocado pela morte do seu amigo Bernard Maris [uma das vítimas]", abandonará Paris para um local mantido secreto.
Michel Houllebecq suspende a promoção do novo livro após
Foto: www.publico.pt

Michel Houllebecq, o escritor francês que fez a capa do Charlie Hebdo no dia em que a redacção do semanário foi alvo do ataque terrorista do qual resultou a morte de 12 pessoas, suspendeu toda as iniciativas promocionais do Soumission, o seu último romance, publicado quarta-feira, no dia do atentado, "profundamente chocado pela morte do seu amigo [o economista] Bernard Maris", uma das vítimas.

A decisão foi anunciada quinta-feira pelo agente de Houllebecq, François Samuelson, à AFP. Este adiantou ainda que o escritor abandonará Paris para um destino na província francesa mantido secreto e que não será alvo de protecção policial.

Não é certamente o lançamento que Michel Houllebecq esperava para Soumission, o seu último romance. Nas últimas semanas, aquele que é hoje um dos mais célebres e polémicos escritores franceses, parecia omnipresente na imprensa gaulesa, quer comentando o livro onde imagina uma França dirigida por um presidente muçulmano, quer vendo-o comentado fervorosamente, ora acusado de racismo e islamofobia, ora elogiado pelo génio da escrita.

Quarta-feira, a capa do Charlie Hebdo caricaturava Houllebecq na sua capa, transformando-o num mago que declarava: "Em 2015, perdi os dentes, em 2022, cumpro o Ramadão". Horas depois de o semanário satírico chegar às bancas, deu-se o ataque. Por precaução, a sede da Flammarion, a editora de Houellebecq, foi então evacuada – temia-se que a publicação de Soumission e declarações antigas do escritor, quando classificou o Islão como "a mais estúpida das religiões", declarações das quais se retractou entretanto, pudessem torná-la alvo.

Houellebecq não foi ouvido desde então. Sê-lo-á na noite desta sexta-feira, quando for emitida pelo Canal+ uma entrevista gravada na noite anterior, onde terá abordado tanto o novo romance como o atentado de quarta-feira. Apesar do seu silêncio, o escritor continua muito presente no espaço mediático. Na capa da próxima edição da revista de cultura popular Les Inrockuptibles, Houellebecq figurará na capa com todo o destaque. Título: "Procurado". Na capa da última edição do semanário L’Obs, uma citação: "Sobrevivi a todos os ataques". "Há um certo embaraço perante esta capa", declarou um membro da redacção ao Le Monde.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir