Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2015

São Gabriel já registrou dez casos suspeitos de dengue
São Gabriel registrou dois casos notificados da febre Chikungunya no ano de 2014, um caso foi descartado e o outro está aguardando resultado do exame.
São Gabriel já registrou dez casos suspeitos de dengue
Foto: www.idest.com.br

Nos primeiros sete dias de 2015, São Gabriel do Oeste já registrou 10 casos suspeitos de dengue, segundo dados da secretaria Municipal de Saúde, repassados ao Idest nesta quinta-feira (08). Em 2014, o município registrou 93 casos notificados de dengue.

De acordo com a secretaria de Saúde, com a chegada das chuvas, aumenta o risco de casos de dengue, por isso todo cuidado é pouco. Medidas de prevenção devem ser tomadas diariamente.

"A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros", explica a coordenadora de agentes comunitários da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Ilaine Marocco.

Chikungunya

São Gabriel registrou dois casos notificados da febre Chikungunya no ano de 2014, um caso foi descartado e o outro está aguardando resultado do exame.

Em Mato Grosso do Sul foram registrados 67 casos suspeitos em 2014, um caso foi confirmado, dez casos foram descartados e 56 estão aguardando resultado dos exames.

A febre do Chikungunya é parecida com a dengue, porém o vírus causa fortes dores nas "juntas" dos pacientes. A doença está preocupando as autoridades de saúde. O modo de transmissão é pela picada da fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectada e, menos habitual, pelo mosquito Aedes albopictus.

De acordo com as autoridades, os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da Febre do Chikungunya está no acometimento das articulações: o vírus causa artralgia inflamatória nas "juntas" que podem durar de meses a três anos e converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.

Não existe tratamento específico, nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus. O tratamento sintomático é realizado com medicação para a febre e as dores articulares. Por isso, ao sentir os primeiros sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. O mais importante é evitar os criadouros dos mosquitos que podem transmitir a doença. Isso previne tanto a ocorrência de surtos de dengue como de Chikungunya.

Atenção

Em alguns casos, as dores articulares permanecem por meses e até anos. Geralmente ocorrem casos próximos.

Pode acontecer infecção pela chikungunya e dengue ao mesmo tempo. O mesmo mosquito pode carregar os dois vírus (Dengue e CHIKV).

Fonte: www.idest.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir