Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2015

SP: Mais 12 cidades terão multa por consumo de água
Sabesp estende cobrança de até 100% a mais a municípios abastecidos por rios próximos ao Sistema Cantareira. Alckmin tinha anunciado sobretaxa só para Região Metropolitana de São Paulo
SP: Mais 12 cidades terão multa por consumo de água
Foto: eja.abril.com.br

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) estendeu aos municípios que fazem parte das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, localizados na área de influência do Sistema Cantareira, a multa pelo consumo excessivo de água.

Os municípios onde os usuários também estarão sujeitos à multa pelo consumo excessivo de água são Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia, Vargem, Hortolândia, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Morungaba e Paulínia.

Inicialmente, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia anunciado que apenas os consumidores de 31 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, abastecidos pela Sabesp, estariam sujeitos à cobrança de sobretaxa na conta de água caso houvesse consumo acima da média mensal.

A tarifa extra será aplicada a partir de fevereiro aos usuários cujo consumo mensal ultrapasse a média apurada no período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Terá 40% de acréscimo sobre o valor da tarifa, aplicável somente à parte do consumo de água, quem exceder até 20% da média. Já os usuários que ultrapassarem mais de 20% da média, o acréscimo será de 100%.

Serão multados aqueles usuários inclusive que tenham contratos de demanda firme. A exceção são os que têm consumo mensal de água menor ou igual a 10 metros cúbicos, além de hospitais, prontos-socorros, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção, e os centros de atendimento da Fundação Casa. A multa vigorará até 31 de dezembro de 2015.

(Com Estadão Conteúdo)

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir