Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2015

Dissidentes confirmam libertação de presos políticos em Cuba
As libertações de presos políticos continuam nesta sexta-feira, pelo terceiro dia em Cuba, onde já foram postos em liberdade pelo menos 38 prisioneiros desde quarta-feira, confirmou à Agência Efe o ativista Elizardo Sánchez, líder da dissidente Comissão C
Dissidentes confirmam libertação de presos políticos em Cuba
Foto: noticias.terra


A dissidência interna atribui estas libertações à lista de 53 presos políticos que Cuba se comprometeu a libertar como parte do acordo de restabelecimento das relações com os Estados Unidos.

Sánchez espera que prossigam essas libertações e indicou que, ao ritmo que estão ocorrendo, hoje poderia completar a libertação desses 53 presos.

As últimas libertações confirmadas pela CCDHRN são as de Alexander Fernández Rico, detido em abril de 2012 e condenado a 3 anos de prisão por desacato, além das de Miguel Alberto Ulloa e Reiner Mulet, ambos detidos em abril de 2013 e pendentes de julgamento por danos contra a propriedade do Estado por pintar letreiros contra o governo em lugares públicos.

As libertações, que começaram na quarta-feira, estão ocorrendo em meio ao silêncio das autoridades cubanas, que não ofereceram explicações oficiais sobre este processo.

A CCDHRN, organização que elabora um registro de encarceramentos por motivos políticos na ilha, adverte que, um vez completada as 53 libertações às quais Cuba se comprometeu, ainda restará outros 50 presos políticos em centros de detenção cubanos.

As libertações se estão ocorrendo antes da visita da secretária adjunta para a América Latina do Departamento de Estado de EUA, Roberta Jacobson, que visitará Havana em 21 e 22 de janeiro, na qual será a missão de mais alto nível de um diplomata americano à Cuba dos Castros.

Fonte: noticias.terra
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir