Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-01-2015

Médicos terão que justificar escolha por cesárea
A opção em fazer uma cesariana ou parto normal, muitas vezes vem da vontade da mãe, que também deve ser considerada, caso tudo esteja bem
Médicos terão que justificar escolha por cesárea
Foto: www.notisul.com.br

Os médicos serão obrigados a justificar a escolha por cesáreas realizadas e os planos de saúde poderão se recusar a pagá-las caso avaliem que o procedimento foi desnecessário. As medidas fazem parte de um pacote anunciado nesta semana pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar para estimular a realização de partos normais e diminuir o número de cesarianas.

Na rede privada, a cesariana representa 84,6% dos partos, já na rede pública o índice é de 40%, bem acima dos 10% recomendados como taxa máxima pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "É inaceitável a epidemia de cesarianas que temos em nosso país", destaca o ministro da saúde, Arthur Chioro.

Uma das novas regras, que passará a valer em seis meses, obriga os médicos a preencherem um partograma, documento que traz informações do desenvolvimento do parto da paciente e que será requisito para que profissionais e hospitais recebam os pagamentos dos planos de saúde.

"Durante toda a minha gestação trabalhei a ideia de realizar novamente um parto normal, como fiz com minha primeira filha. No segundo filho, como não havia dilatação, fiz vários exames e depois de sete horas é que me encaminharam para a cirurgia. Fiz uma cesariana, mas o parto normal é sempre melhor", conta a mãe de Henry, de 2 meses, Augusta Toni Gonçalves.

Fonte: www.notisul.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir