Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-01-2015

Grande Hotel Budapeste é destaque entre indicadas ao BAFTA.
O "Grand Budapest Hotel", é o filme com mais nomeações para os BAFTA: 11 ao todo. A contabilidade dos candidatos aos prêmios da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, um dos últimos degraus na escadaria rumo ao Óscar, aponta ainda com
Grande Hotel Budapeste é destaque entre indicadas ao BAFTA.
Foto: www.momentoverdadeiro.com

Entregues a 8 de Fevereiro em Londres, os BAFTA têm ganho importância na awards season do cinema desde que passaram a se realizar antes dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e não depois, em Abril, como era corrente até 2001.

Anunciadas na manhã desta sexta-feira, as nomeações têm então "Grand Budapest Hotel" na frente. Está nomeado em algumas das principais categorias além de melhor filme, ator (Ralph Fiennes), realizador (Wes Anderson), argumento original (Wes Anderson), música original (Alexandre Desplat) – e nas categorias técnicas – fotografia, montagem, direção de arte, guarda-roupa, caracterização e som.

"Birdman" ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro González Iñarritu, e "A Teoria de Tudo", também candidatos ao BAFTA de melhor filme – e o filme de James Marsh está também na corrida ao prêmio de melhor filme britânico. Marsh, Anderson e Iñarritu juntam-se a Richard Linklater (por "Boyhood", nomeado para a categoria de melhor filme) e a Damien Chazelle (por "Nos Limites", ou "Whiplash" no original) na lista de melhor realizador.

Ralph Fiennes com Benedict Cumberbatch ("O Jogo da Imitação", sobre o matemático britânico que ajudou a decifrar o código nazi Enigma); Eddie Redmayne (pela sua interpretação do físico Stephen Hawking em "A Teoria de Tudo"); Michael Keaton (por interpretar um ator que luta para recuperar o estatuto que teve outrora em "Birdman") e com Jake Gyllenhaal (um jornalista sensacionalista em "Nightcrawler – Repórter na Noite").

"A Teoria de Tudo" tem também Felicity Jones candidata ao BAFTA de melhor atriz, categoria em que concorrem ainda Amy Adams ("Olhos Grandes"), Julianne Moore (que interpreta uma doente de Alzheimer precoce em "O Meu Nome É Alice"), Reese Whiterspoon por "Livre" e Rosamund Pike por "Em Parte Incerta".

São os nomeados para melhor filme dramático pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood: Birdman, Boyhood, Foxcatcher, O Jogo da Imitação, A Teoria de Tudo e Selma.

Na comédia ou musical, competem Birdman, Grand Budapest Hotel, Caminhos da Floresta (Into the Woods), Orgulho, de Matthew Warchus, e Um Santo Vizinho (St. Vincent), de Theodore Melfi e com Bill Murray.

A temporada de prêmios faz-se ainda com a entrega dos prêmios da Guilda dos Produtores a 24 de Janeiro, em que são candidatos ao galardão de melhor filme (o Darryl F. Zanuck Award) Birdman, Boyhood, Em Parte Incerta, Nightcrawler – Repórter na Noite, A Teoria de Tudo, Nos Limites, Foxcatcher, Grand Budapest Hotel, O Jogo da Imitação e Sniper Americano. A Guilda dos Produtores, que usa o mesmo sistema de votação que o Óscar, é um dos indicadores mais fortes para o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, onde coincidiu na escolha do melhor filme nos últimos sete anos e nos seus 25 anos de existência essa coincidência ocorreu 18 vezes.

Em 25 de Janeiro, tem os prêmios da Guilda de Atores (Screen Actors Guild Awards), profissão que conta com o maior número de votantes para a Academia de Hollywood e que escolheu como candidatos ao prêmio de melhor elenco: Birdman, Boyhood, Grand Budapest Hotel, A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação. Os atores indicados são: Michael Keaton, Benedict Cumberbatch, Eddie Redmayne, Jake Gyllenhaal e Steve Carell (por Foxcatcher). As atrizes na corrida são: Julianne Moore, Reese Witherspoon, Felicity Jones, Rosamund Pike e Jennifer Aniston por Cake/Um Sopro de Vida.

Os prêmios BAFTA são entregues em 8 de Fevereiro, duas semanas antes do Óscar, que será no dia 22 do mesmo mês, já a cerimônia de entrega do Globo de Ouro será neste domingo, dia 11.

Fonte: www.momentoverdadeiro.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir