Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-01-2015

Safra 2015 deve quebrar barreira dos 200 milhões de tonelada
Segundo a Conab, serão colhidos 202,18 milhões de toneladas de grãos, 4,5% de aumento na comparação com a última safra
Safra 2015 deve quebrar barreira dos 200 milhões de tonelada
Foto: www.expressomt.com.br

O país deve produzir 202,18 milhões de toneladas na safra 2014/2015, segundo balanço divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) nesta sexta-feira (9). O número representa aumento de 4,5% com relação à última safra. A previsão também cresceu em relação à estimativa anterior, que era 201,55 milhões de toneladas.

Com relação à área plantada, houve aumento de 1,3% (de 56,98 milhões para 57,8 milhões de hectares) na estimativa. Este é o quarto levantamento da safra atual.

"Nós tínhamos feito uma previsão de aumento da safra que está sendo superada pela realidade", disse a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, ao comentar os dados. Segundo ela, em razão da venda antecipada, da valorização do dólar e do aumento da produção, os produtores não foram atingidos por quedas de preços de algumas commodities. Na próxima safra, no entanto, os produtores devem ser afetados negativamente pela alta da moeda norte-americana, já que importam adubos e fertilizantes.

"A valorização do dólar e o aumento da produção fizeram com que os produtores ficassem em uma situação confortável. Estão com custos [de produção] defasados. Deveremos ter um problema na próxima safra [com aumento de custos]. O PIB [Produto Interno Bruto] do agronegócio em 2015 deve ser melhor que em 2014″, afirmou a ministra.

Ela destacou ainda que as importações da China aumentaram.

De acordo com o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, a previsão para a colheita de grãos ainda pode crescer. "A tendência do milho de segunda safra e a produtividade da soja podem fazer com que tenhamos um ano ainda melhor", disse. Kátia Abreu lembrou que, apesar da queda de preços do milho em razão do excesso de produção, o Brasil continua sendo o segundo maior exportador mundial do grão.

A soja é o destaque entre as culturas do país, com aumento de 11,4% da produção, prevista para ficar em 95,9 milhões de toneladas.

A Conab promoveu a pesquisa entre os dias 14 e 20 de dezembro. O trabalho é feito em parceria com agrônomos, técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de cooperativas, secretarias de Agricultura, órgãos de assistência técnica, agentes financeiros e revendedores de insumos, que fornecem as informações à estatal.

O IBGE também divulgou nesta sexta-feira seu balanço para a safra de 2014 e as previsões para 2015. O Brasil teve safra recorde de 192,8 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas no ano passado, segundo o órgão.

Para 2015, as projeções indicam novo recorde, de 202,9 milhões de toneladas.

As previsões e levantamentos de safra realizadas pela Conab são feitas tomando como base o ano-safra brasileiro, que vai de outubro de um ano a setembro do ano seguinte. Já as pesquisas do IBGE, além de apresentarem metodologias diferentes, referem-se ao período entre janeiro e dezembro.

Fonte: www.expressomt.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir