Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-01-2015

"Ainda é cedo para falar em medula óssea", diz médico de Ken
Ele foi diagnosticado com leucemia; Santebañes está em Patos de Minas. Médico disse que aguarda exames para começar tratamento.

Foto: g1.globo.com

O médico do modelo Celso Santebañes, conhecido como "Ken Humano", concedeu entrevista para a imprensa nesta sexta-feira (9), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Segundo o hematologista Guilherme Moreira, o quadro do jovem é grave (porém estável) devido a leucemia, mas ainda é cedo para falar em transplante de medula óssea.
O modelo passa por exames e deve começar em breve o tratamento. Ele está internado no interior de Minas Gerais desde o início da semana para tratar infecções causadas pelo hidrogel e acabou descobrindo a doença. "A leucemia está confirmada. Foram feitos os exames que acusaram a doença. Ele está sendo avaliado clinicamente e laboratorialmente para ver como está o organismo dele e se tem alguma alteração para a gente poder fazer o preparo para o tratamento, que será realizado através de quimioterapia", disse o médico.
Guilherme Moreira acrescentou que a princípio não há ligação entre higrogel e o câncer. "Até onde nós sabemos a leucemia é uma doença genética e não há relatos conhecidos em que o hidrogel possa ter provocado o aparecimento de leucemia. Foi somente uma confusão - ele estar com o hidrogel aplicado e por acaso desenvolveu a leucemia também", afirmou.

O hematologista disse que todas as manchas roxas que o modelo apresentou no corpo são características de leucemia e o aumento dos glóbulos brancos também.
Sobre a questão de um possível transplante, o médico disse ser cedo para pensar nisso. "Para um transplante de medula óssea há a necessidade de uma avaliação mais pormenorizada. O transplante não é uma coisa que a gente já indica para o paciente num primeiro momento. Tem que ver o tipo da leucemia, as características cromossômicas (se são boas ou ruins) e se ele está respondendo bem ao tratamento. Tudo isso é avaliado para só depois indicar o transplante", concluiu.

O caso
Celso Santebañes, que ficou conhecido depois de fazer várias cirurgias para ficar parecido com o boneco Ken, foi internado em Araxá, no Alto Paranaíba, para tratar complicações relativas à aplicação do hidrogel. Após exames, ele foi transferido para Patos de Minas devido à suspeita do câncer.

Santebañes contou que soube da doença após ter sido internado para tratar uma infecção nas pernas, onde tem hidrogel há quatro anos. "Nunca imaginei que teria outro problema. Estávamos tratando a infecção e de repente descobrimos a leucemia. Foi uma surpresa e agora preciso continuar recebendo plaquetas", disse. Ele acrescentou que não vai retirar o produto agora, conforme era planejado. "Vou me preocupar e dar tratamento ao câncer".
Ele foi internado no início da semana em Araxá, após sentir febre e surgir manchas rochas nas pernas, no local onde aplicou hidrogel. Após ter sido internado, ele enviou um recado aos fãs pedindo oração e doação de plaquetas. "Meu estado é grave e eu preciso de plaquetas o mais rápido possível. Peço que as pessoas façam doação aqui para o hospital", disse.

Outros casos na família
Em entrevista por telefone ao G1, Celso contou que na família já existiram outros casos de pessoas com câncer e que acha que o dele pode ser genético. "A doença já existia, entretanto eu não sabia e devido às infecções, minha imunidade ficou mais baixa e os exames detectaram. E a infecção com o hidrogel não tem nada a ver com a leucemia, mas são duas doenças que descobrimos de uma vez só", explicou o modelo.
Parecido com boneco
O jovem ficou conhecido depois de fazer várias cirurgias para ficar parecido com o boneco Ken. E entre os projetos do modelo, estava o lançamento de um boneco dele, o Celso Dolls, contudo, este teve que ser adiado devido a atual situação do jovem. Ainda segundo ele, em janeiro iria participar de um reality show em Los Angeles, mas a viagem já foi adiada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir