Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2015

Cuba conclui libertação dos 53 presos reivindicados pelos EU
Cuba libertou todos os 53 prisioneiros políticos reivindicados pelos Estados Unidos como parte do acordo de reaproximação diplomática entre os países. A informação foi divulgada por um alto funcionário norte-americano à agência Reuters, em condição de ano
Cuba conclui libertação dos 53 presos reivindicados pelos EU
Foto: vermelho.org.br

Após acordos, expectativa é que EUA se posicionem favoravelmente ao fim do embargo econômico imposto à ilha.

O funcionário afirmou que as libertações, iniciadas na última quarta-feira (06), foram concluídas durante o final de semana, mas não revelou nenhum nome. A identidade dos 53 está sendo mantida em sigilo pelo governo de ambos os países.

De acordo com o funcionário, o governo cubano informou a administração Obama a respeito das libertações no final de semana, o que foi confirmado pela Seção de Interesses dos EUA em Havana. Ele acrescentou que seu país reivindicará que outros presos sejam postos em liberdade.

O governo cubano nega a existência de presos políticos no país e defende que, na verdade, eles são mercenários pagos pelos Estados Unidos.

As libertações fazem parte do acordo firmado entre EUA e Cuba em dezembro e que culminou a soltura do norte-americano Alan Gross, que cumpria pena de 15 anos na ilha por espionagem, dos últimos três dos Cinco Cubanos presos nos EUA, também acusados de espionagem e também do cubano Rolando Sarraff Trujillo, definido pela Casa Branca como "alguém dos serviços cubanos que passou para o lado de Washington".

Ainda como parte dos acordos que resultaram em uma retomada das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos, rompidas desde a Revolução Cubana, a secretária de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, viajará a Cuba no próximo dia 21 de janeiro.

Ela vai liderar a delegação de alto nível para começar o processo para o restabelecimento das relações.

Fonte: vermelho.org.br
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir