Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-01-2015

Marta envia à CGU documentos sobre irregularidades
Ex-ministra classificou primeira passagem do novo titular da pasta como "muito ruim". Em 2012, auditoria provocou demissão da diretora de Audivisual.
Marta envia à CGU documentos sobre irregularidades
Foto: veja.abril.com

Na reveladora entrevista que concedeu ao jornal O Estado de S. Paulo, a ex-ministra da Cultura, Marta Suplicy afirmou ter enviado à Controladoria-Geral da União "tudo sobre irregularidades e desmandos" da primeira passagem de Juca Ferreira pela pasta.

Reconduzido ao cargo pela presidente Dilma Rousseff, Ferreira reassume o ministério nesta segunda-feira. Entre os documentos enviados por Marta à CGU estão dados sobre irregularidades em parcerias de 105 milhões de reais firmadas pela pasta na gestão de Ferreira, segundo reportagem da edição desta segunda-feira do jornal. As irregularidades teriam sido cometidas em contratos com a Cinemateca Brasileira, órgão vinculado à Cultura com sede em São Paulo.

Auditoria do órgão de controle detectou problemas no uso de recursos da Cultura pela Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) – entidade coirmã da primeira que apoia projetos de preservação da produção audiovisual. Marta tomou conhecimento do conteúdo da investigação em 2012, e demitiu a então secretária de Audiovisual da pasta, Ana Paula Santana.

De acordo com o documento, a SAC recebeu 111 milhões de reais do ministério entre 1995 e 2010 – 94% do dinheiro referem-se a um termo de parceria executado na gestão de Juca Ferreira. Segundo o jornal, um dos relatórios da CGU afirma que a entidade foi contratada por opção do ministério, sem consulta a outros interessados, e que projetos foram aprovados sem avaliação adequada dos custos. Ainda segundo auditores, a SAC dispensava irregularmente licitações para compra de materiais e serviços.

O documento enviado por Marta à CGU informa também que a entidade cobrava uma taxa para cobrir suas despesas com a administração de projetos. Na ocasião, o órgão de controle determinou o ressarcimento desses valores aos cofres públicos, uma vez que não foi demonstrada a composição da cobrança, que seria irregular. Para atividades de 49 milhões de reais, segundo o jornal, a taxa era de 2,6 milhões de reais. O relatório ainda aponta favorecimento de funcionários da Cinemateca na execução dos projetos. Procurado pelo jornal, Juca Ferreira não quis se pronunciar.

À edição deste domingo do jornal, Marta falou sobre os recentes escândalos envolvendo o partido e contou que o ex-presidente Lula também estava incomodado com Dilma e tinha pretensões de ser o candidato do PT nas eleições presidenciais já em 2014. Marta ainda definiu o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, como "inimigo" e afirmou que o presidente da sigla, Rui Falcão, "traiu o projeto do PT." Ela não quis confirmar, mas deu indícios de que deixará o partido. A senadora ainda classificou a gestão de Juca Ferreira como "muito ruim"

Fonte: veja.abril.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir