Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2015

Reese Witherspoon tem atuação digna de Oscar em "Livre"
Filme tira atriz da mesmice ao colocá-la em cenas de sexo e drogas. Jornada por autoconhecimento é baseada em história real de escritora.
Reese Witherspoon tem atuação digna de Oscar em
Foto: g1.globo.com

Aos 38 anos, Reese Witherspoon parece estar em uma busca incessante por papéis que lhe inspirem novamente como atriz. Oito anos após vencer o Oscar por "Johnny & June", ela traz uma atuação digna de um novo prêmio em "Livre", que estreia nesta quinta-feira (15). (Assista ao trailer acima)

Com sua produtora, a Pacific Standard, a atriz americana recentemente adquiriu os direitos de duas obras: "Garota exemplar", best-seller da jornalista Gillian Flynn, e "Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço", livro de memórias da escritora Cheryl Strayed. O diretor David Fincher não a quis como protagonista de "Garota exemplar", deixando-a como produtora. Parece que assim ela canalizou toda sua energia na segunda história.

Protagonista de filmes hollywoodianos como "Legalmente loira" (2001), "E se fosse verdade..." (2005), e "Guerra é guerra!" (2012), Reese sai da zona de conforto em "Livre". Ela interpreta uma mulher que passa por problemas pessoais e escolhe resolvê-los fazendo uma caminhada de 1.770 quilômetros pela Pacific Crest Trail, trilha que atravessa vários estados norte-americanos.

O filme tem cenas dolorosamente aflitivas, como quando ela arranca uma unha do dedo do pé ensanguentado, além de sequências de nudez, sexo e abuso de drogas, em que ela se destaca. Sem maquiagem e alguns quilos mais magra, a atriz dá veracidade a sua personagem, que tem relações sexuais com estranhos e passa a usar heroína. Vista pelos grandes estúdios como loira e bela, Reese já disse que só conseguiu gravar com mais liberdade e ousar nesse nível por ela mesmo ter produzido o filme.

Humano vs natureza

"Livre" é dirigido por Jean-Marc Vallée, de "Clube de compras Dallas", filme que rendeu Oscar de melhores atuações para Matthew McConaughey e Jared Leto. O escritor inglês Nick Hornby, autor de "Alta fidelidade", roteiriza essa busca de Strayed pelo autoconhecimento após sofrer a morte de sua mãe e se separar do marido.

Num primeiro momento, a trama pode fazer lembrar "Na natureza selvagem" (2007), filme baseado na história real de Christopher McCandless, um garoto de família rica que largou tudo para se aventurar sozinho no Alasca. Contudo, as jornadas são bem diferentes. McCandless era contra o materialismo, desfazendo-se de toda a grana que tinha: queria
viver com o que a natureza lhe oferecia.

Já Strayed inevitavelmente encontra a natureza durante sua caminhada, mas ela não lhe é familiar. Pelo contrário. A personagem se apavora com qualquer barulho no escuro, se enoja quando acorda cercada de sapos, e fica feliz quando encontra algum humano fazendo o mesmo caminho que o seu. Isso não faz que o filme seja "para mulherzinhas" ou "água com açúcar". As jornadas são belíssimas, mas a de "Livre" acaba sendo a mais acessível para todos que também estiverem precisando de um tempo sozinho para aliviar as ideias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir