Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2015

Advogado de Nestor Cerveró põe Graça Foster na berlinda
Graça Foster doou ao menos três imóveis aos filhos no ano passado.
Advogado de Nestor Cerveró põe Graça Foster na berlinda
Foto: em.com

Brasília – O advogado Edson Ribeiro, responsável pela defesa de Nestor Cerveró, afirmou que, se forem utilizados os mesmos critérios aplicados ao cliente dele, a presidente da Petrobras, Graça Foster, também deveria ter tido a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal. "Se, para ele, vale, vale para ela também. Para ser coerente, o Ministério Público Federal deveria ter pedido a prisão preventiva dela. Graça Foster também deveria estar presa", afirmou. O advogado fez uma ressalva. "Não estou dizendo que ela tenha cometido crime. Afirmo que não há coerência. Os dois (Cerveró e Graça Foster) fizeram tudo corretamente", disse.

Ribeiro se referia às denúncias de doações de imóveis, no Rio de Janeiro, feitas no ano passado por Foster a parentes. Em 20 de março do ano passado, um dia depois das revelações de que a presidente Dilma Rousseff tinha autorizado a compra da Refinaria de Pasadena, Graça Foster teria doado "com reserva de usufruto" um apartamento em Rio Comprido à filha Flávia Silva Jacua de Araújo, tendo o filho Colin Silva Foster como interveniente. No mesmo dia, a presidente da Petrobras fez uma doação semelhante a Flávia e a Colin de um imóvel na Ilha do Governador. Graça Foster ainda fez uma "doação com reserva de usufruto" a Colin, em 9 de abril. As denúncias foram feitas, em agosto, pelo jornal O Globo. Em nota, a assessoria da Petrobras disse que "refuta veementemente" as alegações de que as transações patrimoniais de Graça Foster tenham sido ‘indevidas’.

Na tarde dessa qurata-feira, Ribeiro afirmou que entrará hoje com pedido de habeas corpus. "Não estão presentes os pontos para decretação de prisão preventiva. Existem apenas ilações do Ministério Público, induzindo o juiz a erro." O advogado afirmou que a retirada do dinheiro da aplicação financeira seria para uma filha do ex-diretor que tem problemas de saúde. "Ele foi passar o Natal e o ano-novo na Inglaterra. O dinheiro seria retirado para segurança da filha, caso fosse necessário. É preferível perder dinheiro a deixar uma filha desamparada. Não há crime nenhum em você movimentar a própria aplicação ou em transferir imóveis para os filhos", declarou. Para o defensor, a decisão deve ser reformada.

Em relação à doação de imóveis e a transformação da casa em Itaipava em bem de família, Ribeiro atesta que seu cliente mora no local para evitar o "constrangimento" de sair à rua no Rio de Janeiro.

Fonte: em.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir