Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2015

Napolitano. O comunista que foi duas vezes Presidente de Itá
Giorgio Napolitano foi o primeiro Presidente da República de Itália a ser reeleito e foi também o único ex-comunista que tomou assento no Palácio do Quirinale. Em 1975, em plena "Guerra Fria", o embaixador dos EUA em Itália negou-lhe o visto para ir parti
Napolitano. O comunista que foi duas vezes Presidente de Itá
Foto: expresso.sapo.pt

Os italianos preferem Presidentes seniores. Valorizam a idade, a experiência, os cabelos brancos, e a prova desta realidade é que Francesco Cossiga, o mais jovem dos últimos cinco Presidentes, tinha 65 anos quando foi eleito em 1985. Por isso, quando em maio de 2005, Giorgio Napolitano foi eleito um mês antes de completar 80 anos, não se levantaram muitas questões sobre a longeva idade do novo chefe de Estado. Até porque Sandro Pertini já tinha 82 anos quando se instalou no Palácio do Quirinale, em 1978.

Hábil, diplomata, este ex-comunista da linha reformadora e moderada sonhou ser ator na sua juventude. Em vez disso, Napolitano despediu-se esta quarta-feira da cena pública com a imagem de um Presidente consensual, que mobilizou como poucos a empatia dos italianos nestes conturbados anos de crise.

Filho de um advogado liberal de Nápoles, nasceu nesta cidade a 29 de junho de 1925, e aqui cresceu no Bairro Espanhol. Foi também aqui, já na universidade, que em 1942 se juntou a um grupo de jovens resistentes e antifascistas e aderiu ao Partido Comunista italiano (PCi) em 1945. Recorde-se que no final da guerra, o PCi, então liderado por Palmiro Togliatti, tinha mais de um milhão de militantes, desempenhando um importante papel na cooperação com os outros partidos e na estabilização da instituições políticas italianas.

Fonte: expresso.sapo.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir