Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2015

Filipe Nyusi toma posse como presidente de Moçambique
O ex-ministro da Defesa Filipe Nyusi, 55 anos, tomou posse hoje (15) como presidente da República de Moçambique, sucedendo a Armando Guebuza, que presidiu o país por dois mandatos.
Filipe Nyusi toma posse como presidente de Moçambique
Foto: noticias.terra.com

A cerimônia, na Praça da Independência, em Maputo, capital do país, onde está a estátua do primeiro presidente moçambicano, Samora Machel, foi acompanhada por cinco chefes de Estado africanos, incluindo o sul-africano Jacob Zuma.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, representou o Brasil na posse. O português Cavaco Silva é o único chefe de Estado europeu presente. Ele viajou acompanhado pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira.

Filipe Nyusi inicia o mandato em meio à instabilidade política e às tragédias que afetam Moçambique. A cerimônia de posse ocorreu no dia seguinte ao fim do luto de três dias decretado pelo governo moçambicano, após a morte de mais de 70 pessoas por intoxicação pelo consumo de uma bebida alcoólica tradicional em Tete, província no centro do país. Moçambique está em plena época de cheia, que afeta sobretudo a província da Zambézia, também no centro, com 15 mortos e milhares de desalojados.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir