Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2015

Premiê turco compara Netanyahu com terroristas de Paris Para
Para Davutoglu ação de Israel em Gaza foi "crime contra a humanidade". "Governo massacrou crianças que brincavam nas praias de Gaza", disse.
Premiê turco compara Netanyahu com terroristas de Paris Para
Foto: g1.globo.com

O primeiro-ministro islamita-conservador turco, Ahmet Davutoglu, acusou nesta quinta-feira (15) seu colega israelense, Benjamin Netanyahu, de ter cometido em Gaza "crimes contra a humanidade" comparáveis aos dos terroristas islamitas que mataram 17 pessoas em Paris.
"Como os terroristas que realizaram os massacres de Paris, Netanyahu cometeu crimes contra a humanidade à frente de um governo que massacrou crianças que brincavam nas praias de Gaza", disse Davutoglu, em declarações à imprensa antes de viajar a Bruxelas.
As palavras do chefe de governo turco são pronunciadas em plena guerra verbal entre líderes da Turquia e do Estado hebreu, cujas relações são atualmente muito tensas.
Na segunda-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que "era difícil entender como (Netanyahu) se atreveu" a participar da marcha organizada na França após os ataques islamitas de Paris contra jornalistas da revista Charlie Hebdo e um supermercado kasher, que deixaram 17 mortos. Davutoglu também esteve presente nesta marcha.
Netanyahu respondeu secamente na noite de quarta-feira, ao denunciar declarações vergonhosas que "devem ser condenadas pela comunidade internacional, já que a guerra contra o terrorismo só pode ser vencida ser for guiada por uma moral clara".
O chefe de Estado turco, um islamita-conservador que dirige com mão de ferro a Turquia desde 2003, critica regularmente o Estado hebreu, acusado por ele em julho passado de "ter superado Hitler em matéria de barbárie", após a ofensiva militar israelense em Gaza que provocou a morte de 2.200 palestinos, em sua maioria civis.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir