Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-01-2015

Fim da ditadura completa 30 anos
No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente do país. Data encerrou um período de 21 anos de regime militar no Brasil.
Fim da ditadura completa 30 anos
Foto: g1.globo.com

Há exatos 30 anos o Brasil dava fim à ditadura. No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente, encerrando um período de 21 de regime militar. A votação aconteceu no colégio eleitoral, mas teve o gostinho de uma resposta à derrota da campanha pelas Diretas Já.
Durante mais de um ano, milhões de pessoas fizeram grandes manifestações, em todo o país, para exigir o direito de eleger o presidente da República. Porém, no dia 25 de abril 1984 veio o desastre: o governo decretou estado de emergência no Distrito Federal e conseguiu que o Congresso derrubasse a emenda das Diretas Já. A frustração bateu forte.
A oposição decidiu reagir e ganhar a briga no terreno do adversário e lançou a candidatura do então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, para a presidência da República. Ele enfrentou Paulo Maluf no colégio eleitoral, formado por deputados federais e representantes das Assembléias Legislativas dos estados.
O povo não pôde votar, mas acompanhou a sessão de perto pela TV. Quando o resultado saiu, a população comemorou: Tancredo Neves foi eleito presidente com 480 votos e prometeu que esta seria a última eleição indireta do país.
Dois meses depois, na véspera da posse, a euforia da vitória acabou de repente. Tancredo Neves foi internado em estado grave e passou por várias cirurgias, mas a doença não cedeu.
No dia 21 de abril, veio a confirmação de sua morte.
Uma multidão compareceu ao velório no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. As grades do jardim foram abaixo e a viúva, Risoleta Neves, teve que pedir calma ao povo. O vice de Tancredo, José Sarney, foi quem assumiu a presidência e a promessa continuou de pé: ele foi o último presidente eleito indiretamente a tomar posse.
Para o cientista político Nilson Borges, o grande legado desses 30 anos de nova república é a estabilidade política: "Nós conseguimos instituições fortes e independentes. Nós temos hoje o Congresso funcionando, o Judiciário funcionando, nós temos partidos políticos, uma polícia federal independente, um Ministério Público independente. Então, o Brasil atingiu uma maturidade política".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir