Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

Em Manila, Papa critica corrupção e desvios de verbas
Francisco fez discurso a políticos, diplomatas e bispos
Em Manila, Papa critica corrupção e desvios de verbas
Foto: www.jb.com.br

O papa Francisco condenou a corrupção e as formas de desvio de recursos destinos a populações menos favorecidas, em um discurso a políticos e diplomatas feito nesta sexta-feira (16), na capital das Filipinas, Manila. "A sociedade, em qualquer nível, deve rejeitar toda forma de corrupção que desvia recursos dos pobres e empregar esforços para garantir a inclusão de todo homem, mulher e criança na vida da comunidade", disse Francisco, no Palácio Presidencial filipino. Este foi seu primeiro discurso no país, como parte de sua viagem pela Ásia.

"A grande tradição bíblica impõe a todos os povos o dever de escutar a voz dos pobres e de romper os ciclos de injustiça e opressão que dão origem a escandalosas desigualdades sociais", destacou. O Papa disse ainda que a "reforma das estruturas sociais que perpetuam a pobreza e a exclusão dos pobres pede, antes de tudo, uma conversão da mente e do coração". Assim que deixou o Palácio Presidencial, Francisco se dirigiu à Catedral da Imaculada Conceição, onde manteve seu discurso em favor dos pobres. Lá, ele celebrou uma missa para membros do clero local. "Os pobres são o centro do Evangelho, o coração do Evangelho. Se tirarmos isso, não podemos compreender a mensagem de Cristo", comentou Francisco, improvisando algumas frases e brincadeiras em inglês.

Prisão

O jornal britânico "The Daily Mail" informou nesta sexta-feira que centenas de crianças de ruas foram detidas provisoriamente nas Filipinas para "deixar as avenidas limpas" durante a visita do Papa, que chegou ontem ao país. "As crianças foram presas em centros de detenção para adultos, onde dormem no chão. Muitas estão sendo torturadas ou violentadas pelos detentos mais velhos. Algumas denunciaram terem sido acorrentadas a colunas de concreto", informou o jornal. No entanto, o Ministério do Interior das Filipinas negou que a polícia esteja envolvida nessa prática. Coincidentemente, logo após a missa aos bispos do país, Francisco visitou uma casa que acolhe ex-crianças de ruas.

Localizada perto da Catedral, a residência cuida de 20 jovens. O encontro, de acordo com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, "foi muito comovente". Francisco conversou com as crianças, tirou foto e pegou duas no colo. O Papa ficará nas Filipinas até a próxima segunda-feira (19).

Antes, ele visitou o Sri Lanka. Esta é sua primeira viagem internacional em 2015. (ANSA)

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir