Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

Arábia Saudita suspendeu castigo de Raif Badawi até
O jornalista e activista de 31 anos, o saudita Raif Badawi, foi condenado a 10 anos de prisão e 1000 vergastadas pelas denúncias que fazia na sua página online contra o Islão. O caso está a causar comoção no mundo, que já se uniu para o salvar da sentença
Arábia Saudita suspendeu castigo de Raif Badawi até
Foto: ionline.pt

Na passada sexta-feira, Raif recebeu 50 vergastadas. E agora, todas as sextas-feiras, receberá mais 50 até cumprir o número estabelecido, de mil, segundo o site da Amnistia Internacional, que considera a pena "chocante".

O blogger já havia sido detido em 2004, na Arábia Saudita, pelo que escrevia no seu site, considerado contra o Islão. A sua mulher conseguiu fugir do local, com os três filhos do casal, encontrando-se refugiada na Canadá.

A Amnistia Internacional lançou esta semana uma petição para a sua libertação, que já tem mais de 15 mil assinaturas. A petição diz que Badawi apenas exerceu o seu direito de liberdade de expressão.

"Raif levantou a sua cabeça para o céu, fechou os olhos e arqueou as costas. Permaneceu em silêncio mas via-se que estava em sofrimento", conta uma testemunha que assistiu ao chicoteamento, registado em vídeo. No final, as pessoas que assistiam em redor do acontecimento gritaram "Deus é grande!".

Também hoje a Assembleia da República, segundo a agência Lusa, aprovou por unanimidade, um voto apresentado pelo bloco de Esquerda a exigir a imediata libertação do resistente laico saudita Raef Badawi, condenado pelas autoridades de Riade a prisão e chicotadas.

"Defensor da liberdade de expressão e da separação entre Estado e igreja, Raef Badawi foi considerado prisioneiro de consciência pela Amnistia Internacional em 2012 aquando da sua detenção por "violação dos valores islâmicos", "propagação do pensamento liberal" e por hipotética ridicularização das autoridades islâmicas do país", refere o voto do Bloco de Esquerda.

Sem qualquer voto contra, a resolução do Bloco de Esquerda associa a Assembleia da República à condenação da prisão de Raef Badawi, à sua punição por chicoteamento, "juntando-se ao clamor internacional pela sua imediata libertação".


Fonte: ionline.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir