Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2015

2014 foi o ano mais quente alguma vez registrado na Terra
As altera��es climat�ricas s�o a causa de muitos fen�menos extremos.
2014 foi o ano mais quente alguma vez registrado na Terra
Foto: ionline.pt

O ano de 2014 foi o mais quente na Terra desde o in�cio do registo das temperaturas, em 1880, anunciou hoje a Ag�ncia Oce�nica e Atmosf�rica Norte-Americana (NOAA).

O m�s de Dezembro registou tamb�m uma temperatura m�dia da superf�cie terrestre sem precedentes nos �ltimos 134 anos para esta �poca do ano, indicou a NOAA, salientando que medi��es realizadas de forma independente pela NASA (Ag�ncia Espacial Norte-Americana) chegaram �s mesmas conclus�es.

As temperaturas de Dezembro foram 0,77 graus Celsius acima da m�dia do s�culo XX, revelou a institui��o.

Na totalidade do ano, a temperatura m�dia no solo e nos oceanos foi 0,69 graus Celsius acima da registada no s�culo XX, ultrapassando os anteriores recordes de 2005 e 2010, de apenas mais 0,04�C.

Este recorde de calor foi observado em todo o mundo, mesmo no extremo leste da R�ssia, no oeste do Alasca, no interior da Am�rica do Sul, na maior parte do continente europeu, no norte de �frica e tamb�m nas regi�es costeiras do leste e do ocidente da Austr�lia, precisou a NOAA.

A ag�ncia refere igualmente a zona equatorial do oceano Pac�fico, vastas por��es do oeste e do sudeste do Atl�ntico, o mar da Noruega e partes do centro e do sul do oceano �ndico.

Em 2014, a temperatura m�dia global na superf�cie da Terra situou-se 1�C acima da m�dia do s�culo XX, ou seja, a quarta mais elevada desde 1880.

A temperatura nos oceanos foi 0,57�C superior � m�dia dos anteriores 134 anos, entre 1880 e 2014, batendo os anteriores recordes de 1998 e 2003 de 0,05�C.

Segundo a NOAA, a temperatura m�dia da baixa estratosfera (entre 15 e 20 quil�metros de altitude) diminuiu, ao passo que a da troposfera, as camadas mais baixas da atmosfera, aumentou, o que � indicativo de um aquecimento provocado por gases com efeito-estufa.

De acordo com estes dados, analisados na Universidade Rutgers, a extens�o m�dia da superf�cie anual coberta por neve no hemisf�rio norte foi, em 2014, de 63,4 milh�es de quil�metros quadrados, na m�dia das medi��es efetuadas desde o in�cio das observa��es por sat�lite, em 1978.

Durante o primeiro semestre de 2014, a cobertura com neve ficou abaixo da m�dia hist�rica, mas ultrapassou-a at� ao final do ano.

Fonte: ionline.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir