Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2015

Polícia francesa prende 12 suspeitos de envolvimento com ate
Segundo as autoridades, a suspeita é que tenham dado apoio logístico aos terroristas, principalmente a Amedy Coulibaly, o que atacou o mercado.
Polícia francesa prende 12 suspeitos de envolvimento com ate
Foto: g1.globo.com

A polícia francesa prendeu, nesta sexta-feira (16), 12 suspeitos de envolvimento com os atentados da semana passada, em Paris. Dois novos incidentes voltaram a provocar medo na capital da França.
Paris já acordou com um susto: a estação de trem mais antiga da capital foi esvaziada por um alerta de bomba. É da Gare De L´Est que partem várias linhas de TGV, o trem bala-francês. Era só um pacote abandonado, mas o caso deu a dimensão do nervosismo dos franceses, que aumentaria ainda mais quando um homem invadiu uma agência dos correios num subúrbio de Paris, e fez dois reféns. Algumas horas depois, ele se entregou. Tinha apenas um revólver. Era alguém desiquilibrado, com várias passagens na delegacia local.
Enquanto lida com falsos atentados, a polícia francesa ainda investiga as ligações dos verdadeiros terroristas, que mataram 17 pessoas na semana passada. Na madrugada desta sexta (16) foram presos oito homens e quatro mulheres suspeitos de envolvimento nos ataques.
Os 12 presos foram interrogados durante o dia no prédio, onde fica a Direção Geral de Segurança Nacional. Segundo as autoridades, a suspeita é que tenham dado apoio logístico aos terroristas, principalmente a Amedy Coulibaly, o que atacou o mercado de produtos judaicos. Ou seja, teriam fornecido armas, carros e ajudado os terroristas a se movimentar pela cidade.
Foi nesse clima de tensão que o secretário do Estado americano John Kerry chegou para tentar apagar a má impressão pela ausência na marcha contra o terrorismo no último domingo (11). Kerry até discursou em francês. Disse que veio dividir um abraço com Paris e toda a França. E ainda trouxe um americano ídolo dos franceses, James Taylor, que cantou seu maior sucesso: "You´ve got a friend", "você tem um amigo", em inglês e francês.
As últimas vítimas do ataque ao jornal Charlie Hebdo foram enterradas nesta sexta-feira, entre elas o editor-chefe Stephane Charbonnier, conhecido como Charb. A cerimônia tentou recriar o espírito de rebeldia das manifestações estudantis de maio de 1968, que inspiraram a criação do jornal. Mas, no adeus, os colegas substituíram as palavras inflamadas pela emoção.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir