Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

ONU pede a África Central para que avance para força multina
Num comunicado de 13 pontos, o órgão condena os ataques perpetrados pelo Boko Haram
ONU pede a África Central para que avance para força multina
Foto: www.ionline.pt

O Conselho de Segurança da ONU apelou na segunda-feira aos países da África Central para que avancem para uma força militar multinacional que combata a organização terrorista Boko Haram, com quartel-general na Nigéria.

Num comunicado de 13 pontos, o órgão condena os ataques perpetrados pelo Boko Haram, envolvendo crianças usadas como "bombas-suicidas", e exigiu o fim da violência.

Na véspera de um encontro-chave de líderes, no Níger, os 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas instaram os países vizinhos da Nigéria a avançarem para uma "efectiva, viável e sustentável operacionalização" de uma força multinacional, que derrube a organização islâmica.

O Chade está pronto a contribuir com um contingente militar para a força militar, tal como os Camarões, o Níger, a Nigéria e o Benim.

A criação de uma força militar multinacional tem estado a ser discutida, desde o ano passado, mas divisões quanto à dimensão e o âmbito das suas operações têm atrasado o envio de tropas.

A posição do Conselho de Segurança da ONU sucedeu depois de membros de Boko Haram terem feito, no domingo, vários reféns no norte dos Camarões. Vinte dos sequestrados foram posteriormente libertados.

Fonte: www.ionline.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir