Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Rio de Janeiro teve falta de luz nas Zonas Norte e Oeste
A falta de energia atingiu estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, nesta segunda-feira (19).
Rio de Janeiro teve falta de luz nas Zonas Norte e Oeste
Foto: radioagencianacional.ebc.com.br

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste e a forte demanda de energia, aliadas à elevação da demanda no horário de pico provocaram a redução na frequência elétrica.

No Rio de Janeiro, a Light, concessionária de energia da cidade, recebeu a determinação do ONS de fazer um corte de energia para dar um alívio na carga demandada ao sistema.

Esse corte de energia acarretou em falta de luz em alguns bairros das Zonas Oeste e Norte da cidade.


A dona de casa Bruna Damasceno, moradora de Realengo, zona oeste, comentou os transtornos que passou durante o período sem luz.

SONORA

Segundo a Light, apesar do corte de energia, a concessionária manteve o abastecimento para os serviços essenciais como hospitais transportes de massa como metrô e trem, grandes clientes industriais e para a Companhia Estadual de Abastecimento de Água, a Cedae.

O ONS informou também através de sua Comunicação que, em conjunto com agentes distribuidores das três regiões afetadas, adotou medidas para garantir o restabelecimento da frequência elétrica às condições normais, "impactando menos de 5% da carga do sistema".

Ainda segundo o Operador Nacional de Energia elétrica a situação foi normalizada a partir das 3h45 da tarde.

O ONS afirmou ainda que vai se reunir, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, com os agentes envolvidos para avaliar o problema.

Fonte: radioagencianacional.ebc.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir