Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Cinco russos detidos no sul de França por planearem atentado
Detenções foram realizadas na segunda-feira em Béziers, revelou o procurador da cidade. Em Paris, quatro pessoas vão ser apresentadas a um juiz por apoiarem atentados de Amedy Coulibaly.
Cinco russos detidos no sul de França por planearem atentado
Foto: www.publico.pt

Cinco pessoas de origem russa foram detidas na segunda-feira pela polícia de Béziers, no sul de França, por suspeitas de planearem um atentado. Durante as buscas feitas pelas autoridades foram descobertos explosivos, diz o jornal Le Figaro, que cita os media locais.

Os detidos são cidadãos russos originários da Chechénia, revelou o procurador de Béziers, Yvon Calvet. Para já desconhece-se qual seria o alvo do ataque que se encontravam a planear.

Em Paris, quatro homens vão ser apresentados a um juiz esta terça-feira, pelo alegado envolvimento nos atentados terroristas na capital francesa, revelou a procuradoria da capital.

Os indivíduos, com idades entre os 22 e os 28 anos, são suspeitos de terem ligações a Amedy Coulibaly – responsável pela morte de uma polícia municipal e pelo ataque a uma mercearia judaica que acabou por fazer quatro vítimas.

A polícia suspeita que tenham prestado apoio logístico, incluindo o fornecimento de armas, a Coulibaly. No entanto, nenhum dos detidos estava referenciado pelas autoridades por pertencer a círculos terroristas, apenas por "delitos de direito comum", disse o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Os quatro homens foram detidos na sexta-feira, numa operação policial na região parisiense que foi concluída com a detenção de 12 pessoas. Três mulheres foram libertadas no domingo e os restantes foram alvo de um prolongamento do período de detenção, de acordo com o Le Monde. Esta terça-feira a procuradoria revelou que três foram libertados na última noite.

A França tem actualmente mais de 15 mil elementos da polícia destacados para reforçar a segurança após os ataques.

Na Alemanha continuam igualmente os esforços das autoridades para tentar neutralizar as células jihadistas no país. Esta manhã cerca de 200 polícias realizaram buscas em Berlim e em outras regiões.

Foram abrangidos vários locais na capital alemã e nos estados de Brandeburgo, perto de Berlim, e da Turíngia, no Leste, de acordo com a AFP, que cita um comunicado da polícia.

A operação tinha como objectivo investigar possíveis indícios relativos a actividades terroristas desenvolvidas na Síria, segundo a agência DPA. Ao contrário das buscas realizadas na sexta-feira – em que foram detidos dois homens de origem turca que lideravam uma pequena célula terrorista – desta vez não houve qualquer detenção.

A União Europeia debruçou-se na segunda-feira sobre as formas de combater a ameaça terrorista, na sequência dos atentados em Paris e do desmantelamento de uma célula na Bélgica. Da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE ficou a conclusão de que é necessário aumentar a colaboração entre a Europa e os países árabes sobre este tema.

Japoneses reféns do EI
Um novo vídeo do grupo Estado Islâmico foi revelado esta terça-feira, no qual é pedido um resgate de 200 milhões de dólares em troca da libertação de dois reféns japoneses. Na gravação – cuja autenticidade não foi ainda confirmada – um jihadista dirige-se directamente ao primeiro-ministro, Shinzo Abe, que recentemente prometeu apoiar a luta contra a organização.

Abe considerou "inaceitável" a ameaça feita pelo grupo terrorista e garantiu que tudo fará para garantir a libertação dos reféns.

Numa viagem ao Médio Oriente nos últimos dias, Shinzo Abe garantiu que o seu Governo está disponível para canalizar 200 milhões de dólares de ajuda humanitária para a Síria e para o Iraque, os países onde o Estado Islâmico ocupa vastos territórios. com agências

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir