Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Apagão atingiu 88 municípios do Paraná, diz Copel
No Paraná, o apagão ocorrido na tarde de segunda-feira (19) atingiu 88 municípios, de acordo com levantamento divulgado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). No total, foram afetadas cinco localidades na Região Centro-Sul, 30 na Região Leste, 19 n
Apagão atingiu 88 municípios do Paraná, diz Copel
Foto: wmaringa.odiario.com

Em nota, a Copel informa que, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), precisou cortar 320 MW de carga do sistema elétrico no estado (6% da carga total) às 14h54. A manobra foi acionada pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e teve seu ápice por volta das 15h15, momento em que 300 mil domicílios de diferentes regiões do Paraná tiveram o fornecimento de energia interrompido. Por volta das 16h a situação já havia sido normalizada.

A Copel esclarece que o ERAC é um dispositivo acionado por determinação do ONS automaticamente e as áreas afetadas são determinadas previamente.

No Paraná, nenhuma unidade essencial - como hospitais, corpo de bombeiros e órgãos públicos - foi afetada.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que o apagão que atingiu as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foi causado por um problema técnico em uma linha de transmissão de Furnas, que faz a ligação Norte-Sul da rede da companhia administrada pelo Grupo Eletrobras.

Segundo Braga, a falha de um banco de capacitores da linha teria ocasionado uma variação na frequência do sistema interligado, levando ao desligamento de 11 usinas de geração.

"O problema na transmissão causou variação de frequência e acionou a proteção dessas usinas. Então o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a carga para poder recompor a frequência do sistema e assim poder religar as usinas. Todas já foram religadas", disse Braga ao deixar o Ministério de Minas e Energia (MME).

O ministro salientou que a falha ocorreu em um momento de pico de consumo de eletricidade, e acrescentou a restrição na transmissão reduziu em cerca de 1 gigawatt a oferta de energia no momento do desligamento seletivo comandado pelo ONS. Para Braga, no entanto, não há risco do problema se repetir em novos momentos de pico de consumo.

"Houve um problema de equipamento. Se não houvesse essa falha técnica, não teria a queda de energia. Na semana passada houve um pico de consumo e o fornecimento não foi afetado", argumentou.

Braga informou ainda que técnicos do MME e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) participarão de reunião no ONS para discutir as causas da ocorrência. "Estamos pedindo esclarecimentos técnicos (ao ONS). Queremos entender como a falha do equipamento afetou a frequência do sistema", completou.

Fonte: maringa.odiario.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir