Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2015

Consumo no SE e CO bateu recorde 20 minutos antes de corte
Informa��o est� em relat�rio divulgado nesta ter�a (20) pelo ONS. Falta de luz atingiu pelo menos 11 estados, al�m do DF.
Consumo no SE e CO bateu recorde 20 minutos antes de corte
Foto: g1.globo.com

O consumo de energia nas regi�es Sudeste e Centro-Oeste bateu recorde cerca de 20 minutos antes do corte de energia registrado na segunda-feira (19), que atingiu pelo menos 11 estados, al�m do Distrito Federal.
A informa��o est� em relat�rio do Operador Nacional do Sistema El�trico (ONS) divulgado nesta ter�a (20). De acordo com o documento, a carga recorde ocorreu �s 14h32, quando as duas regi�es demandaram 51.596 MW (megawatts), puxada pelo forte calor.
O recorde anterior de demanda por energia no Sudeste e Centro-Oeste havia sido registrado no dia 13 de janeiro: 51.295 MW.
De acordo com o ONS, o corte ocorreu �s 14h55 desta segunda. O �rg�o informou, em nota, que o problema foi causado por "restri��o na transfer�ncia de energia das regi�es Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas � eleva��o da demanda no hor�rio de pico."
Distribuidoras em estados das regi�es Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste disseram que reduziram o fornecimento de luz ap�s uma orienta��o do ONS, o �rg�o respons�vel pela gest�o de energia no pa�s. Uma das distribuidoras, a Companhia Paulista de For�a e Luz (CPFL), afirmou em nota que o corte foi programado, por determina��o do ONS.
Tamb�m na segunda, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, negou que o pico de consumo de energia no Sudeste tenha sido respons�vel pela falta de luz. Segundo ele, o problema est� ligado a uma falha na rede que transmite energia entre o Norte e o Sudeste do pa�s.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir