Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2015

Bolsa de Tóquio fecha em alta após decisão do BCE e dado pos
As ações negociadas em Tóquio fecharam em alta nesta sexta-feira, após o Banco Central Europeu (BCE) anunciar novas medidas de relaxamento monetário na zona do euro e o HSBC publicar uma melhora na atividade industrial chinesa. Tais notícias fortaleceram
Bolsa de Tóquio fecha em alta após decisão do BCE e dado pos
Foto:

Com isso, o índice Nikkei encerrou o dia com ganho de 1,05%, a 17.511,75 pontos. O avanço resultou em uma alta de 3,8% no acumulado da semana, depois de três semanas seguidas de queda na Bolsa de Tóquio. Agora, no acumulado do ano, o mercado acionário japonês encontra-se no terreno positivo, com ganho de 0,3%.

Na quinta-feira, o BCE anunciou que vai injetar até o ano que vem 1,1 trilhão de euros para tentar tirar de forma definitiva a zona do euro da estagnação e evitar uma deflação. A medida mexeu com os mercados e o euro atingiu seu valor mais baixo diante do dólar em 11 anos.

"As últimas expectativas davam conta de um afrouxamento de cerca de 50 bilhões de euros por mês, mas o banco central decidiu aliviar 60 bilhões de euros por mês, o que foi uma surpresa agradável. Os investidores ficam mais felizes quando recebem fichas extras de "casino" para jogar", afirmou o estrategista de ações da CLSA Nicholas Smith. "O pacote do BCE servirá como uma almofada para o mercado se proteger de qualquer precipitação das eleições gregas deste domingo", acrescentou.

Depois disso, o banco HSBC divulgou que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China subiu para 49,8 na leitura preliminar de janeiro, de 49,6 na leitura final de dezembro, o que acrescentou otimismo para as exportadoras japonesas do setor que realizam negócios com os chineses.

Com o dólar de volta a um patamar acima de 118 ienes, as exportadoras lideraram os ganhos de hoje. A Toyota Motor subiu 1,3% e a Fuji Heavy Industries fechou em alta de 2,7%. Com a expectativa de uma recuperação da zona do euro, a Sony avançou 4,8%.

No mercado de juros, a taxa do bônus de 10 anos do governo japonês, conhecido como JGB, recuperou-se nesta sexta-feira e, com os preços mais altos, caiu para 0,220% por volta das 4h (de Brasília), de 0,320% no mesmo horário de ontem. "Como a medida de relaxamento monetário do BCE não causou um movimento predominante de vendas nos bônus do governo, como temia o mercado, houve um respiro de alívio", disse o analista de um banco de investimentos dos Estados Unidos.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir