Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2015

Marinha indonésia encontra mais seis corpos de voo da AirAsi
Mergulhadores indonésios encontraram nesta quinta-feira (22) seis corpos perto da fuselagem do avião da AirAsia que caiu no mar de Java em 28 de dezembro.
Marinha indonésia encontra mais seis corpos de voo da AirAsi
Foto:

Com isso, o número de cadáveres recuperados chega a 59. Entretanto, os profissionais não conseguiram entrar nos destroços, onde acredita-se que a maioria dos corpos estejam presos. As informações são de um oficial da Marinha da Indonésia.
Dias de águas agitadas e visão subaquática limitada dificultaram as buscas e os esforços para trazer à superfície o "corpo" do avião. "Estava muito escuro, a visibilidade era muito limitada. Por isso nossa equipe de mergulhadores não conseguiu entrar. Entretanto, ainda acreditamos que poderemos recuperar todos os corpos de lá", disse aos repórteres o contra-almirante Widodo, comandante de um dos navios de busca.
Ele acrescentou que a equipe de resgate pretende trazer o avião à tona amarrando-lhe bolsas de ar gigantes. As duas caixas-pretas da aeronave já foram recuperadas. Espera-se que elas ajudem a esclarecer o que se passou no avião. Segundo o ministro do Trabalho do país, Ignasius Jojan, dados do radar do voo mostravam que o avião aparentemente havia ultrapassado a velocidade que era capaz de voar, o que o fez entrar em estol -situação de perda de sustentação aerodinâmica.
O Comitê Nacional de Segurança de Transportes (NTSC, na sigla em inglês), que é o órgão responsável pelas investigações, deve informar à imprensa algumas descobertas iniciais obtidas nas caixas-pretas na semana que vem, mas a íntegra das primeiras descobertas não irá a público.
Contudo, o relatório final sobre a queda -que deve ser concluído em um ano- será divulgado. .
Queda
O voo QZ8501 decolou da cidade de Surabaia às 5h20 locais do dia 28 de dezembro e deveria chegar a Cingapura duas horas depois, mas caiu no mar de Java após 40 minutos de voo.
O piloto chamou a torre de controle na Indonésia quando sobrevoava o mar de Java pelo sul de Bornéu e solicitou permissão para virar à esquerda e subir desde 32 mil pés de altitude até os 38 mil para fugir de uma tempestade. A permissão foi negada, já que havia outra aeronave nas coordenadas pedidas pelo piloto. Entretanto, a torre autorizou que o voo subisse para os 34 mil pés instantes depois, mas não conseguiu mais contato com a aeronave.

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir