Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2015

Prefeitura prevê ar-condicionado em todos os ônibus, mas não
No entanto, prazo para instalação dos equipamentos ainda não foi definido. Hoje, cidade tem 60 ônibus com refrigerador e vai subir para 110 até março.
Prefeitura prevê ar-condicionado em todos os ônibus, mas não
Foto: g1.globo.com

A Prefeitura de São Paulo determinou que todos os ônibus da cidade devem ter sistema de ar-condicionado. A decisão foi publicada em uma portaria no "Diário Oficial da Cidade" desta quinta-feira (22).
A obrigatoriedade é válida somente para os ônibus vinculados à prestação de serviços do transporte coletivo do município de São Paulo através da Secretaria Municipal de Transportes.
Apesar da nova regra, o texto diz que cabe a SPTrans (São Paulo Transportes), empresa que gerencia o sistema de transporte público, estabelecer o prazo para a instalação dos equipamentos nos coletivos.
Essa nova exigência deve fazer parte do edital da nova licitação de ônibus, que deve ser realizada ainda neste ano.
Frota
A frota de ônibus regulares com ar-condicionado que circula pela cidade de São Paulo irá quase dobrar até o mês de março deste ano, segundo a São Paulo Transportes (SPTrans). Os coletivos que dispõem do equipamento passará de 60 para 110 até o fim do verão.
Apesar do aumento, o número de ônibus que possuem o refrigerador ainda é muito pequeno e representa cerca de 1% do total da frota, que é de 15 mil veículos. Um dos motivos da dificuldade da implantação é o alto custo. Enquanto um ônibus biarticulado custa cerca de R$ 800 mil, com ar-condicionado sairia por R$ 1 milhão, 20% mais caro.
Os passageiros do transporte público da capital que fazem longas viagens sofrem com as altas temperaturas. Rio de Janeiro foi a primeira capital a adotar o equipamento, 40 anos atrás, com o surgimento do Frescão, com tarifa mais cara.
Porto Alegre usa ar-condiconado há 15 anos, mas apenas metade da frota está equipada. Palmas, um dos lugares mais quentes do Brasil, está desde março do ano passado instalando o refrigerador nos ônibus. São Paulo começou em outubro de 2014 a oferecer o alívio aos passageiros.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir