Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2015

Nova UBS em Cubatão começa a funcionar nesta segunda-feira
A partir desta segunda-feira (26), entra em funcionamento a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova, em Cubatão. O espaço promete reforçar o atendimento na área da saúde pública e desafogar o Pronto Socorro Central.
Nova UBS em Cubatão começa a funcionar nesta segunda-feira
Foto: atribuna.com.br

O posto fica na confluência das ruas São João e Dom Pedro I, é o primeiro de outros quatro postos a serem inaugurados neste ano. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rafael Ferreira de Abreu, a unidade facilitará o acesso aos serviços básicos do setor.

"Era uma reivindicação antiga, indicada pelo Orçamento Participativo. Assim, esperamos reduzir a demanda de outros postos".

O posto tem capacidade para atender 250 pessoas por dia, e funciona das 7 às 17 horas. Com pouco mais de 418 metros quadrados, a unidade tem clínicos gerais, ginecologistas, pediatra, atendimento odontológico, vacinação, coletas de exames laboratoriais e pré-natal.

A nova unidade estará integrada à Rede de Urgência e Emergência (RUE), programa de capacitação dos profissionais que atuam nas unidades de pronto atendimento. Abreu lista outra vantagem: farmácia com entrega de medicamentos à população, evitando que os pacientes tenham de se deslocar a outros locais.

A construção segue um projeto modular dentro dos padrões definidos pelo Ministério da Saúde, que participou com 32% (contra 68% investidos pelo Município) do valor da obra, orçada em R$ 831,8 mil.
Projetada em setembro passado, o curto prazo para a entrega do espaço se deu pelas características da construção: feita em chapas revestidas de aço galvanizado. Os outros quatro postos terão o mesmo padrão.

Fonte: atribuna.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir