Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2015

Grêmio muda tom, mira reviravolta e espera fechar
Direção usa tática semelhante à utilizada com Erazo, faz "recuo estratégico" e se diz otimista para vencer o assédio do futebol árabe sobre homem de confiança de Felipão
Grêmio muda tom, mira reviravolta e espera fechar
Foto: globoesporte.globo.com

Se emoção é artigo raro nas partidas do ainda incipiente time de Felipão, sobram contornos dramáticos quando o assunto é negociação no Grêmio. Após fazer um "recuo estratégico", anunciar desistência e depois contratar Erazo, a direção tricolor se vê próxima de mais uma reviravolta.
E, novamente, positiva. Que pode selar a permanência de Fellipe Bastos no grupo para 2015.
A saída do volante de 24 anos havia se tornado praticamente irreversível em 16 de janeiro. Em meio à pré-temporada em Gramado, o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, formalizou uma proposta classificada como "irrecusável" para o jogador pelo vice-presidente do Grêmio Adalberto Preis. O dirigente já falava em tom de despedida, agradecendo os serviços prestados pelo atleta, emprestado pelo Vasco de junho do ano passado até metade de 2015.

Ao Grêmio, não restava alternativa se não torcer para Bastos recusar. Caso contrário, o volante sairia e, ao menos, deixaria 20% do valor da transação no clube gaúcho devido ao direito de vitrine. Como o elenco de Felipão carece de jogadores da posição, o Tricolor deixou o dinheiro em segundo plano e, diante da demora na definição, tratou de ser protagonista. Agora, espera "contratar" Fellipe Bastos, termo usado pelo diretor executivo Rui Costa, após o empate de domingo com o Cascavel por 1 a 1, em amistoso no Paraná.

- Estamos trabalhando para a permanência do Fellipe, mas não é fácil. O empenho é total, a dedicação é total. O Grêmio está negociando com o Vasco. O jogador tem uma proposta muito interessante, mas estamos caminhando para um desfecho positivo. No caso do Fellipe, seria uma contratação, pois ele tem uma proposta muito boa para sair. Teria que ser uma contratação - insiste o dirigente.

O formato do negócio, portanto, aponta para compra de partes dos direitos econômicos pertencentes ao Vasco. Assim, Bastos poderá ficar além da metade do ano no Grêmio, como reza o vínculo atual de seu empréstimo. A proposta tricolor está nas mãos cariocas.

- Ele tem manifestado a vontade de permanecer no Grêmio. Estamos trabalhando dentro daquela realidade que é negociável - limitou-se a dizer Rui Costa.
Felipão tem se mostrado alheio à saída até então iminente de um de seus homens de confiança. Fellipe Bastos foi colocado como titular nos três testes para o Gauchão: jogo-treino contra o Gramadense e os amistosos diante de Novo Hamburgo e Cascavel.

Fellipe Bastos foi emprestado ao Grêmio na metade de 2014 e se firmou com o apoio de Felipão, em 21 jogos, sem gols marcados. A ponto de, antes de surgir essa oferta do exterior, o Grêmio tentar ampliar o empréstimo ou até mesmo exercer a compra dos direitos econômicos.
Ser volante se tornou profissão agitada no Grêmio. Há baixas de todos os tipos. O Tricolor negociou Riveros para o Olímpia, do Paraguai, e espera o jovem Walace retornar da seleção sub-20, que joga o Sul-Americano da categoria no Uruguai. No grupo que iniciará o Gauchão, no sábado, diante do União Frederiquense, ficarão apenas jovens para a função, além de Bastos: Araújo, Negueba e Balbino. Titular, Ramiro lesionou o joelho esquerdo contra o Novo Hamburgo e só retorna em um mês.

Ao todo, 11 jogadores, ou um time inteiro, deixaram o Grêmio desde o final do Brasileirão. A maioria deles devido à política de corte de gastos. A lista: Pará, Breno, Zé Roberto, Bressan, Saimon, Werley, Riveros, Alan Ruiz, Maxi Rodríguez, Fernandinho e Dudu. Houve quatro chegadas: Erazo, Galhardo, Marcelo Oliveira e Douglas.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir