Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-01-2015

Após 9 anos no espaço, sonda da NASA começa a fotografar Plu
Após 9 anos no espaço, sonda da NASA começa a fotografar Plutão
Após 9 anos no espaço, sonda da NASA começa a fotografar Plu
Foto: canaltech.com.br

Isso porque a nave New Horizons, da NASA, começou a fotografar no último domingo (25) o mundo misterioso e coberto de gelo daquele que era o nono planeta do nosso Sistema Solar. As informações são da BBC.
A New Horizons já viajou 4,8 bilhões de quilômetros e ainda está a 210 milhões de km de Plutão, o que fará com que as primeiras fotografias do planeta sejam apenas de um ponto de luz contra as estrelas. Mesmo assim, a agência ressalta que as fotos são essenciais para o posicionamento da sonda sobre a atmosfera do planeta, que será sobrevoado em julho deste ano. Esta é a primeira viagem da humanidade até Plutão, mesmo que todo o processo seja acompanhado aqui da Terra.
"New Horizons tem sido uma missão de gratificação adiada em muitos aspectos e está finalmente acontecendo agora. Vai ser uma corrida pelos próximos sete meses, basicamente, até a linha de chegada. Mal podemos esperar o momento de transformar Plutão em um mundo real, em vez de uma pequena mancha pixelizada", disse à agência AFP o cientista Hal Weaver, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, que participa do projeto.

Lançada do Cabo Canaveral há nove anos, a New Horizons é uma missão com custo de US$ 700 milhões. A sonda interrompeu um período de hibernação no começo do mês passado para prosseguir em sua última etapa, a mais difícil e importante de sua jornada: explorar Plutão e sua lua Caronte, que tem quase a metade do tamanho do planeta anão.
De acordo com os cientistas da NASA, uma das maiores complicações é que os sete instrumentos a bordo da nave precisam trabalhar em diferentes distâncias para concluir a captação de dados. Para alcançar este objetivo, os pesquisadores vão se basear em um complexo programa de observação que, ao cronometrar e acompanhar o tempo exato de cada manobra vai garantir que o sobrevoo pela atmosfera do planeta ocorra sem problemas.
Os envolvidos na missão querem que os horários exatos sejam executados com uma tolerância de 100 segundos, tempo que vai permitir à New Horizons saber para onde e quando apontar os instrumentos. A abordagem mais próxima de Plutão será realizada no dia 14 de julho, a uma distância de aproximadamente 13 mil km da superfície e a uma velocidade de quase 50 mil km/h.

Fonte: canaltech.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir