Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-01-2015

Não espere grandes debates em 2016

Não espere grandes debates em 2016
Foto: Romero Mendonça / Secom

Quando acabar o carnaval de 2015 começaremos a assistir nossas lideranças politicas empenhadas na montagem de grupos para a disputa de 2016. Com o cenário politico um pouco confuso, Marataizes ainda carece de lideranças que interagem com a sociedade, ainda não temos aquele politico que expõe suas ideias de gestão pública para a população (se é que algum deles possui). O que temos de sobra é aquela velha discursão sobre quem vai assumir o quê, o que sabem discutir é simplesmente a partilha do poder.

Os eleitores de Marataizes já passaram por cinco eleições municipais, mas em nenhuma delas tivemos um debate proveitoso sobre os rumos de nossa cidade. Temas fundamentais para nossa cidade, tais como: Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação e Saúde nunca foram debatidos com a seriedade que essas questões merecem, e essa característica da nossa politica começa a fadigar nossos eleitores, que esperam muito mais de nossas lideranças.

Resta nos perguntar, há luz no fim do túnel?O único componente que pode provocar essa mudança é o eleitor,exigindo e cobrando das lideranças uma aproximação maior com os munícipes e mais estudos e aprofundamento técnico sobre os verdadeiros problemas da nossa cidade. Quando o debate é pobre de ideias quem sofre as consequências é sempre a população, que acaba legendo políticos despreparados e personalistas, que só pensam na próxima eleição.

O quadro que se desenha hoje em Marataizes não é animador, não temos ainda nenhum politico que se propôs a manter um debate saudável com a sociedade com o intuito de se chegar ao que realmente nossa população precisa e o que espera de um politico que almeja ser prefeito. Nós eleitores, que somos a peça mais importante emuma eleição, temos que nos atentar para o fato de que estaremos delegando o poder de decisão a alguém por longos quatro anos, que esse alguém seja preparado e livre de amarras que o impeçam a tomar as decisões necessárias para beneficio de toda sociedade.

O "jogo da politica" sempre existiu e seria imaturo de nossa parte crer que ele vai acabar. As articulações, as intrigas, o "toma lá da cá", os projetos pessoais são intrínsecos a politica, mas temos o dever de afunilar e escolher representantes mais antenados com as demandas da população, isso implica em pesquisa e muito debate por parte da sociedade, que não pode perder as esperanças de construir uma cidade melhor.


Fonte:
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir