Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2015

Djokovic vai à semifinal e segue firme em busca de recorde n
Número 1 do mundo, tenista sérvio super Milos Raonic e segue sem perder nenhum set no Grand Slam de Melbourne. Próximo rival será o suíço Stanislas Wawrinka
Djokovic vai à semifinal e segue firme em busca de recorde n
Foto: globoesporte.globo.com

Novak Djokovic subiu mais um degrau em sua escalada para o recorde de títulos do Aberto da Austrália (na era aberta do Grand Slam). Suou a camisa e mostrou frieza para superar Milos Raonic, oitavo do mundo, em 3 sets a 0 (7/6(5), 6/4 e 6/2). Com o triunfo, o atual líder do ranking segue sem perder nenhum set nesta edição do torneio de Melbourne. Agora, ele encara uma revanche contra Stanislas Wawrinka, quarto do ranking e atual campeão da disputa, na fase semifinal. O suíço venceu o japonês Kei Nishikori por 3 sets a 0. A outra semifinal será disputada entre o tcheco Tomas Berdych e o britânico Andy Murray. Caso seja campeão, Djokovic alcançará o quinto título no Grand Slam australiano, deixando Andre Agassi e Roger Federer para trás.

Este foi o quinto encontro entre Raonic e Djokovic. Com a quinta vitória do sérvio. Após a partida, no entanto, Novak fez questão de elogiar o adversário, que mostrou um saque forte como principal arma. Satisfeito com sua performance, ele também fez uma rápida previsão sobre o duelo contra Wawrinka.

- Milos é uma das estrelas em ascensão, um dos três jogadores que estão desafiando o topo. Nós (ele e Wawrinka) certamente vamos dar o melhor tênis possível. Sempre queremos um do outro nossas melhores habilidades para entreter a pessoa - analisou o líder do ranking, que também abriu um sorriso ao ver a foto de seu filho assistindo ao jogo.
Novak Djokovic e Stanislas Wawrinka já se enfrentaram 19 vezes, com 16 vitórias do tenista sérvio. O último confronto foi em novembro, no ATP Finals. Na ocasião, Djokovic venceu por 2 sets a 0. No ano passado, eles duelaram em uma 'batalha' pelas quartas de final do Aberto da Austrália, onde o suíço levou a melhor.

O jogo
Foi um primeiro set marcado pela frieza dos dois tenistas. Tanto Novak Djokovic quanto Raonic conseguiam confirmar seus serviços. Em grande parte, com certa facilidade e rapidez. Atento ao jogo, o canadense chegou a salvar três break points do sérvio na melhor oportunidade de quebra. Os dois tiveram bom aproveitamento no primeiro serviço. Djokovic conseguiu cinco aces, diante de oito de seu adversário. A etapa foi para um tie-break que foi marcado pelo mesmo equilíbrio. No entanto, prevaleceu a técnica do número 1 do mundo que fechou com um 7/5. Somente a primeira etapa durou 55 minutos.

Na volta para o segundo set, Djokovic mostrou que não queria mais ter tanto trabalho. De cara, conseguiu quebrar o saque do rival no primeiro game. Raonic, por sua vez, cometia mais erros e viu o sérvio abrir 2 a 0 confirmando um serviço sem dificuldade. O canadense não entregou os pontos, teve trabalhou, mas usou sua principal arma, os aces, para tentar equilibrar a etapa. Mas Novak Djokovic enfim soube controlar bem o jogo e neutralizou bem as boas jogadas do adversário, que chegou a fazer cinco aces. A etapa terminou com 6/4 para o número 1 do mundo, com 33 minutos.

Parecia Raonic não entregaria tão fácil a terceira etapa. Só parecia. Com dificuldade, ele até conseguiu confirmar seu serviço - salvando dois break points - e fez disputas longas contra o sérvio por cada ponto, recebendo aplausos da torcida presente na arena de Melbourne. Apesar de aguerrido e muito esforçado, o canadense não conseguia retomar o controle do duelo e teve seu saque quebrado duas vezes na etapa. A partir daí, só deu Djokovic, que dominou a etapa e fechou em 6/2.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir