Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2015

Jordânia diz que está disposta a libertar iraquiana em troca
Há poucas semanas, grupo Estado Islâmico sequestrou piloto jordaniano. Para libertá-lo eles exigem a soltura da iraquiana Sajida al-Rishawi.
Jordânia diz que está disposta a libertar iraquiana em troca
Foto: g1.globo.com

O governo da Jordânia disse por meio de um porta-voz nesta quarta-feira (28) que o país está pronto para entregar a iraquiana Sajida al-Rishawi, presa por tentar um ataque suicida, em troca da libertação de um piloto jordaniano capturado pelo grupo Estado Islâmico (EI). A exigência foi feita pelo EI na semana passada. Nada foi dito pelo porta-voz acerca do refém japonês Kenji Goto, também em poder do grupo radical.

Com 44 anos, Sajida al-Rishawi está detida em uma prisão jordaniana desde a sua condenação à morte, em setembro de 2006, por atos terroristas que remontam a 9 de novembro de 2005.
O grupo ameaçou executar nas próximas 24 horas o refém japonês e um piloto Muath al-Kasaesbeh se Amã não libertar a jihadista presa e condenada à morte, segundo um novo vídeo publicado na internet nesta terça-feira (27).

O vídeo, postado em sites jihadistas, mostra uma foto de Goto segurando a foto de al-Kasaesbeh, com a suposta voz de Goto formulando a ameaça. Sua autenticidade não pode ser imediatamente verificada. Autoridades japonesas se reuniram para avaliar a autenticidade.
O Japão prometeu trabalhar com a Jordânia para conseguir a soltura dos dois reféns após a morte de outro japonês na semana passada, mas reiterou que não vai ceder ao terrorismo.
Os militantes radicais capturaram um piloto jordaniano após a queda de seu avião durante uma operação da coalizão liderada pelos Estados Unidos no leste da Síria em dezembro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir