Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2015

MS já vendeu antecipadamente um quarto da safra de soja, diz
Dados foram apresentados pela Aprosoja/MS nesta terça-feira. Projeção é que estado produza 6,8 milhões de toneladas no ciclo.
MS já vendeu antecipadamente um quarto da safra de soja, diz
Foto: g1.globo.com

Mato Grosso do Sul já comercializou antecipadamente 25% da safra de soja do ciclo 2014/2015, que começou a ser colhida gradativamente desde o início de janeiro. O volume, segundo dados apresentados nesta terça-feira (27), pela Associação dos Produtores da oleaginosa no estado (Aprosoja/MS) é 6% menor do que o registrado no mesmo período da temporada passada (2013/2014), quando cerca de 30% da produção sul-mato-grossense do grão já havia sido vendida.
No evento, que marcou a abertura oficial da colheita da soja do estado, realizado na sede da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), em Campo Grande, o presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, apresentou os números mais recentes sobre a evolução da colheita e as perspectivas para a produção no ciclo.
A expectativa dos técnicos da entidade, conforme o presidente da Aprosoja/MS, é que sejam colhidas nesta temporada, 6,8 milhões de toneladas de soja no estado, um volume 12,4% maior que as 6,05 milhões de toneladas do ciclo passado.

Segundo Saito, cerca de 5% da produção esperada, cerca de 340 mil toneladas, já foram colhidas no estado. O atraso médio no plantio registrado em razão da estiagem que ocorreu no início do período de semeadura entre setembro e outubro, foi de dez dias, mas em algumas regiões sul-mato-grossenses chegou a 18 dias.
Entretanto, o veranico, fenômeno que mistura baixo volume de chuvas e altas temperaturas, e que atingiu algumas das principais regiões produtoras do grão no estado, já fez com alguns produtores acionassem o seguro agrícola em razão das perdas que registraram em suas lavouras.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir