Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2015

Lincoln ganha vida nova sem Douglas e se agarra a conselhos
Com meia titular fora da estreia no Gauch�o por problemas burocr�ticos, joia de apenas 16 anos volta ao cen�rio ap�s perder um pouco de espa�o na pr�-temporada
Lincoln ganha vida nova sem Douglas e se agarra a conselhos
Foto: globoesporte.globo.com

Depois de treinar durante toda a pr�-temporada como titular, Douglas est� fora da estreia do Gr�mio no Campeonato Ga�cho. A aus�ncia do camisa 10 por problemas de documenta��o fez ressurgir no elenco o jovem Lincoln, 16 anos. O experiente meia � um dos principais conselheiros da joia gremista, que busca inspira��o em conversas com o jogador pedido por Felip�o para se ambientar ao futebol do elenco profissional. A nova chance veio nesta quinta, quando Scolari esbo�ou o time da estreia com o Uni�o Frederiquense, neste s�bado, �s 17h, na Arena.
Aguardado com expectativa, Lincoln chamou aten��o logo no primeiro coletivo na pr�-temporada, quando foi utilizado como titular na atividade que esbo�ou o Gr�mio de 2015. Nos primeiros trabalhos, deu um chap�u em Everaldo que deixou todos embasbacados. O presidente Romildo Bolzan chegou a cham�-lo de "exuberante", enquanto Rhodolfo brincou, afirmando que Lincoln iria "pagar os sal�rios" de todos no futuro. Felip�o foi na contram�o e disse que o garoto tinha que "aprender um monte de coisas".

No segundo coletivo, Lincoln entrou no time titular ap�s 19 minutos de marasmo na arma��o de jogadas. Com a joia, foram tr�s gols em cinco minutos - com um passe e um tento dele. Iniciou o primeiro teste como titular, no empate contra o Gramadense. Mas, gradualmente, foi perdendo espa�o, at� pelo rendimento no jogo-treino. Nos treinos seguintes, Felip�o, que ainda n�o tem Giuliano, lesionado, testou v�rias situa��es, com Luan como meia e Galhardo como acompanhante de Douglas. Al�m de colocar para jogar alguns jovens velocistas, como Everton e Paulinho.

O garoto re�ne caracter�sticas semelhantes �s de Douglas, contratado a pedido de Felip�o para ser o maestro de 2015. Inclusive, se aconselha com o camisa 10, em conversas no vesti�rio e nas concentra��es. Pede dicas do que fazer em campo para ser mais efetivo e transformar passes e lan�amentos em gols.
- O Lincoln � mais novo, mas s�o praticamente as mesmas caracter�sticas do Douglas, muita qualidade, perna esquerda, e tem a qualidade de colocar o centroavante na cara do gol. Ele tem conversado com o Douglas, tem pedido informa��es para ele. Vai ajudar muito a gente, � um garoto promissor, escuta bastante. Espero que ele possa ajudar a gente no s�bado para come�ar o ano com vit�ria - confia o volante Fellipe Bastos.
A principal dica de Douglas para Lincoln � n�o perder a coragem de tentar um passe vertical que deixar� o camisa 9 na cara do gol. E que rode a bola r�pido. Quanto menos segundos com a bola nos p�s, menor a chance de levar pancadas e acabar machucado. As conversas tamb�m servem para tranquilizar o jovem, que rec�m subiu das categorias de base, saltando do juvenil diretamente para o profissional.
- � mania do jogador da base segurar mais a bola. Se segurar a bola no profissional toma porrada. Tocar mais r�pido, e ele tem feito nos treinos, e tentar um passe mais complicado para ele colocar na cara do gol, como o Douglas faz h� muito tempo e ele vai come�ar a fazer para a gente - revelou Fellipe Bastos, um dos amigos de Douglas no clube.

Tudo come�ou em 2014. Lincoln se destacou num treinamento dos garotos do time juvenil contra os jogadores que n�o vinham sendo titulares, em agosto. Foi t�o bem que Felip�o foi buscar informa��es de quem era Lincoln Henrique dos Santos. Ouviu que tinha apenas 15 anos e que n�o poderia coloc�-lo para jogar. Angustiado, esperou para que em 2015 pudesse escalar o seu "diamante negro". E ter� essa chance, enfim.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir