Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 30-01-2015

LAGOA DO SIRI: MP, JUDICIÁRIO, COMERCIANTES, MORADORES E...
De natureza exuberante, vocação turística indiscutível, com um povo acolhedor, Lagoa do Siri está hoje dentre os balneários mais bonitos do Estado
LAGOA DO SIRI: MP, JUDICIÁRIO, COMERCIANTES, MORADORES E...
Foto: Divulgação

As últimas ações ajuizadas pelo Ministério Público Estadual e acolhidas inicialmente pelo Poder Judiciário, demonstram, acima de tudo, uma iniciativa na preservação de um dos lugares mais belos e freqüentados de nosso município: A LAGOA DO SIRI.

De natureza exuberante, vocação turística indiscutível, com um povo acolhedor, Lagoa do Siri está hoje dentre os balneários mais bonitos do Estado e que, portanto, deve merecer maior atenção das Autoridades e da população em geral.

O Poder Executivo com sua capacidade de desenvolver programas de fiscalização, educacionais e proteção aos mananciais hídricos tem importância singular.
Os comerciantes locais, que da atividade turística extraem seu sustento, alguns há mais de 30 anos, devem assumir uma postura colaborativa na utilização de técnicas ambientais que possam desde logo servir de melhoria do nível do meio ambiente naquela localidade.

À população cabe papel de destaque nesta campanha de proteção da Lagoa do Siri. Deve ter consciência da importância que aquele balneário ocupa no acolhimento de turistas com elevado aumento nas receitas do cenário municipal.

Os turistas precisam estar informados e orientados de que ali o homem precisa viver em harmonia com a natureza para preservar o que de tão belo existe e poder continuar desfrutando daquele paraíso. O papel do Executivo é fundamental nesse Programa de Recuperação Ambiental da Lagoa do Siri.

Os demais mananciais hídricos do Município também precisam de atenção, como a Lagoa do Meio, a de Boa Vista do Sul, a Lagoa de Brejo dos Patos e outros, onde o Executivo Municipal precisa agir efetivamente na preservação do meio ambiente.

O IEMA, ao contrário do que às vezes acontece, deve ser tido como um órgão de apoio e planejamento na execução de programas de recuperação das áreas degradadas e preservação daquelas onde a natureza não tenha sido tão atingida.

Preservar o santuário ecológico existente na Lagoa do Siri é trabalhar com consciência, dentro da legalidade, em conjunto: a sociedade, o Executivo, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Estes já tomaram a iniciativa derradeira, pois não há mais o que esperar. Cabe a nós – todos nós – entender nosso papel e associar-nos àqueles que lá estão, porque precisam da atividade turística e dela sobrevivem; cuidarmos para que a generosidade da natureza não se esgote para outras gerações.

A conscientização da importância daquele balneário deve ser demonstrada com ações colaborativas, com o Ministério Público, Poder Judiciário, IEMA e o Poder Executivo atuante, pois este é o melhor caminho.

Certamente Marataízes não pode abrir mão de um ponto turístico de tamanha importância. Como está não dá para continuar. É preciso consciência, trabalho conjunto e educação preventiva, para preservar aquele ponto turístico, de belezas raras, e onde a natureza foi extremamente generosa com o homem.

Há muito para ser feito, e muito será conseguido com o esforço de todos. O Ministério Público e o Poder Judiciário já mostraram que o momento é definitivo: ou agimos conscientemente, ou ficaremos sujeitos a medidas mais dolorosas. O Meio ambiente, como bem de todos, exige comprometimento para todas as gerações.

Edmilson Gariolli
Cidadão de Marataízes

    Fonte: O Autor
 
Por:  Edmilson Gariolli    |      Imprimir