Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2015

Contran exigirá exame toxicológico para habilitação nas cate
Motoristas que forem renovar habilitação ou adicionar categorias deverão passar por exame para investigar consumo de drogas nos últimos 90 dias
Contran exigirá exame toxicológico para habilitação nas cate
Foto: www.opovo.com.br

Motoristas das categorias C, D, e E que forem renovar a habilitação ou adicionar categorias deverão passar por exame toxicológico, com o objetivo de investigar o consumo de drogas nos últimos 90 dias.

A medida foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30, e deve ser aplicada a partir do dia 30 de abril de 2015.

De acordo com a publicação, o candidato que realizar o exame e for constatada a presença de alguma das substâncias investigadas estará inapto temporariamente para ter a habilitação, e poderá realizar novo exame e se apontar resultado negativo, permitirá que o candidato seja considerado apto. O laudo do exame terá validade de 30 dias a partir da data de sua expedição.

Os exames deverão testar, no mínimo, a presença das seguintes substâncias: maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo
crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína; "ecstasy" (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina. Serão coletados cabelos ou pelos; na ausência destes, unhas para realizar o teste.

Os laboratórios para realização dos exames devem ser cadastrados pelos orgãos executivos de transito estadual e divulgados no site do orgão.

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir