Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-01-2015

PF desbarata esquema de narcotráfico em MT
A Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso deflagrou, no início da manhã de ontem (29), a “Operação Soberba”, com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa voltada à prática do tráfico internacional de cocaína.
PF desbarata esquema de narcotráfico em MT
Foto: www.atribunamt.com.br

Segundo a PF, a quadrilha era financiada por um doleiro que mora em Cuiabá, com o suporte de uma advogada, também residente na Capital.
As investigações se iniciaram há aproximadamente um ano e estavam baseadas em Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com as informações, a droga era obtida na Bolívia, junto a intermediadores atuantes na faixa de fronteira e tinha como principal destino o Estado de Minas Gerais, com ramificações em Portugal e Espanha.
Segundo a PF, a quadrilha era financiada por um doleiro que mora em Cuiabá e que movimentava o dinheiro necessário para o funcionamento do negócio, utilizando empresas de turismo de fachada em São Paulo.
Durante o período das investigações, foram lavrados cinco autos de prisão em flagrante. No total, foram apreendidos 218 quilos de pasta base de cocaína, além de um quilo de cloridrato de cocaína, 195 mil dólares, R$ 34 mil, além de diversos veículos.
A suposta organização criminosa, segundo a PF, contava ainda com o suporte de uma advogada, que atuava como informante do tráfico, catalogando placas de viaturas utilizadas na repressão ao crime, além de ter pleiteado a devolução de veículo utilizado para o transporte de cocaína, mediante a apresentação de documento de compra e venda forjada, com data retroativa ao transporte.
Na ação de ontem, seriam cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária, 13 mandados de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão, em Cuiabá, Várzea Grande, Mirassol D’Oeste, Barão dos Cocais, Inhapim, Coronel Fabriciano e Governador Valadares (MG) e em São Paulo e Guarulhos (SP).
A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados, além do sequestro de bens.
PRISÕES
A Polícia Federal cumpriu sete dos 11 mandados de prisão preventiva emitidos pela Justiça. Entre os presos em Mato Grosso estão o doleiro Marson Antônio da Silva e a advogada Janaína Barreto Passadore, sendo que esta última prestou depoimento na sede da PF, em Cuiabá, e foi encaminhada para a Polinter. O doleiro, por sua vez, até o fechamento desta edição ainda estava prestando esclarecimentos aos delegados Dennis Maximino do Ó e Marco Antônio Fáveri.
OURO E DINHEIRO
Mais de meio milhão de reais em dinheiro, além de R$ 50 mil em cheques e 14 barras de ouro foram apreendidos na casa do doleiro suspeito de financiar a quadrilha que traficava drogas em Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. O mandado de busca e apreensão e de prisão do doleiro foi cumprido pela Polícia Federal nesta quinta-feira (29), na residência dele, no Bairro Popular, na capital.
O empresário mantinha uma empresa de turismo de fachada em São Paulo, usada para lavar o dinheiro obtido por meio do tráfico, conforme a PF.
SOBERBA
Segundo a Polícia Federal, o nome da operação se deve à postura dos investigados, com ostentação perante a sociedade e crença na impunidade.

Fonte: www.atribunamt.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir