Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-01-2015

Holanda. Homem armado invade estúdio de televisão
Um homem armado entrou pelo estúdio de uma cadeia holandesa (uma sucursal da CNN, em Hilversum, a 20 quilómetros de Amesterdão) na passada quinta-feira.
Holanda. Homem armado invade estúdio de televisão
Foto: www.ionline.pt

Queria tempo de antena. Mas foi preso pela polícia.

O homem, que se pensa ser um estudante de química de 19 anos da Universidade de Delft chamado Tarik Zahzah, reclama ser membro de um grupo de hackers .

Queria 10-15 minutos no ar para poder "contar a sua história", disse o director da cadeia NOS Jan de Jong à CNN. O suspeito apontou a arma à cabeça do guarda, que o levou para um estúdio que não estava a ser usado. E tentou tomar conta do lugar.

O vídeo com imagens dentro do estúdio mostra um homem com uma arma, vestido de fato a andar de um lado para o outro.

Depois ouve-se a polícia a disparar tiros para o ar e o homem a largar a arma para o chão, sendo preso de imediato. Não houve tiros nem ninguém ficou ferido, mas a polícia disse em comunicado lançado mais tarde que o homem exigiu ir para o ar, ameaçando que bombas explodiriam em vários locais espalhados pela Holanda se a sua pretensão não fosse correspondida.

Nas imagens captadas, consegue ouvir-se o suspeito a falar para um repórter de imagem: "As coisas que vão ser ditas (pausa) são do interesse mundial. Fomos contratados pelos serviços de segurança". E depois disse: "Isto está a demorar tempo demais".

Pouco depois chegou a polícia de armas em punho e a gritar: "Larga isso! Larga isso! E põe-te de joelhos!".

O edifício foi evacuado, mas as autoridades já disseram que não se tratava de nenhum ataque terrorista.

Desde o episódio - e a facilidade com que este homem armado passou pela segurança - que a questão da segurança foi novamente levantada, principalmente em relação ao ataque terrorista de Paris no início do ano, quando 12 pessoas morreram na redacção do Charlie Hebdo.

O centro dos media em Hilversum, local de vários estúdios de cadeias de televisão, tem tido uma segurança mais apertada nos últimos anos desde que o político populista holandês Pim Fortuyn foi morto a tiro no parque de estacionamento em 2002.

Fonte: www.ionline.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir