Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2015

BR-163 continua liberada mas índios permanecem no local
O tráfego na BR-163, no trecho entre Nova Santa Helena e Itaúba (cerca de 95 quilômetros de Sinop), continua liberado desde, ontem, ao meio-dia. A informação foi confirmada, esta manhã, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
BR-163 continua liberada mas índios permanecem no local
Foto: sonoticias.com.br

No entanto, os índios das tribos Terena e Maben-Grokre continuam no local, o que pode indicar uma nova interdição a qualquer momento. A previsão feita anteriormente pelos indígenas era de que o bloqueio seria retomado hoje, a partir das 5h, o que não aconteceu. Os manifestantes pedem a exoneração da coordenadora de saúde indígena. Uma das lideranças das tribos, Bemoro Metuktire, afirmou que a gestora tem sido "autoritária" com os indígenas. "Ela não desenvolve o trabalho dela e não cumpre as normas da lei.

Ela simplesmente faz o que quer, como demitir funcionários antigos que tinham bons conhecimentos. Ela também quer municipalizar a saúde indígena", ressaltou. O bloqueio teve início na sexta-feira (30) por 60 indígenas que colocaram pedaços de madeira e pneus e atearam fogo.

Além da exoneração da coordenadora, os índios também reclamam das obras de saneamento e postos de saúde inacabados, falta de remédios e profissionais, diminuição no número de viaturas, falta de infraestrutura nas bases de atendimento, ausência de combustíveis para carro, barco e avião, além de motores geradores e placas solares que utilizam para obter energia e conservar medicamentos e carência de horas de voo para urgências. O número para informações sobre o bloqueio é o 191.

Fonte: sonoticias.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir